Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Segunda, 07 de fevereiro de 2011, 10h03

Prefeitura inicia retirada dos moradores que vivem em área de risco no Praeirinho


A Prefeitura de Cuiabá iniciou a retirada dos moradores que vivem em uma área de risco no bairro Praeirinho, região sul da capital. São 83 famílias que deixarão a área, as margens do córrego do Barbado. A área fica sujeita a alagamento quando ocorrem fortes chuvas. Muitas casas estão com risco de desabar.

Do total de moradores retirados, 70 famílias já estão se instalando no residencial Novo Praeiro, próximo do local onde viviam, mas em um espaço seguro. Outras treze famílias irão receber da Prefeitura um aluguel social, por um período de 90 dias, até que suas novas residências estejam prontas. Todas as casas são doadas por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

A retirada dos moradores é uma ação integrada entre a Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado. A Prefeitura - por meio da Agência Municipal de Habitação e das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Assistência Social e Infraestrutura - fez o levantamento das áreas de risco e das moradias que necessitavam ser demolidas. Já o Governo do Estado viabilizou o residencial para onde serão levadas as famílias.

Ontem, o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, visitou a região e conversou com os moradores, para garantir a todos a tranqüilidade da remoção e a certeza de que irão se mudar para uma área segura, com casas recém construídas e de qualidade. Após a retirada das famílias, todas as casas serão demolidas, para que não sejam ocupadas novamente por outras pessoas. No local, será realizado um trabalho de recuperação ambiental das margens do córrego do Barbado, que inclui arborização da área.
O trabalho de remoção das famílias começou bem cedo, antes da 07 horas da manhã.

Houve um princípio de tumulto em uma das ruas localizadas na área de risco, porque alguns moradores não queriam que suas casas fosse demolidas logo após a mudança. Isto porque, anteriormente o Governo do Estado passou pelo local e deu prazo de 15 dias a 33 famílias para que retirassem todos as benfeitorias feitas no local (como telhas, janelas e outros materiais de construção) .

Contudo, a autorização do Estado foi concedida sem que a Prefeitura tenha sido avisada.
Depois de uma negociação coordenada pelo Secretario de Habitação de Cuiabá, João Emanuel, que conseguiu contornar o problema, as famílias aceitaram o início das demolições. Durante toda esta sexta-feira e o final de semana, a Prefeitura e o Governo do Estado estarão no local, auxiliando os moradores a se mudarem e retirarem tudo o que desejarem das antigas casas. As famílias terão tempo de retirar o material que desejarem.

“Nossa maior preocupação é que os moradores não voltem para as casas ou que elas sejam ocupadas por outros. Por isso, precisamos que as casas sejam demolidas imediatamente. Chegamos a um acordo com as famílias”, disse João Emanuel. O Governo do Estado também garantiu que haverá policiamento constante no local, para impedir que a área seja novamente invadida.

Minha Casa Minha Vida
O prefeito Francisco Galindo determinou que sejam destinados 50% das moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que estão sendo construídas na cidade, para pessoas que residam em áreas consideradas de risco (propícias a enchentes, alagamentos e deslizamentos). O programa é desenvolvido em parceria com os governos Federal e Estadual.
O prefeito contou que Cuiabá tem cinco mil famílias vivendo em áreas de risco ou de forma precária. A Prefeitura trabalha para que, nos próximos três anos, estas famílias recebam novas moradias em áreas seguras. O projeto é que este ano, 1.200 famílias já recebam as novas casas, mais duas mil sejam atendidas em 2012 e outras duas mil em 2013.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114