Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Terça, 08 de fevereiro de 2011, 07h55

Sesi-MT capacita profissionais para o Programa Atleta do Futuro


Aperfeiçoar metodologias e capacitar profissionais são premissas do Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), que promove a melhoria constante de programas voltados à qualidade de vida do trabalhador da indústria e seus dependentes. Um exemplo de iniciativa neste contexto foi a capacitação do Programa Atleta do Futuro (PAF), realizado no período de 04 a 06 de fevereiro, no Sesipark, com 30 profissionais entre professores de Educação Física e técnicos de lazer da instituição.

Durante o treinamento foram realizadas apresentações do cenário esportivo com relação à formação esportiva infantil e infantojuvenil, do histórico do programa, até os conceitos e eixos norteadores da metodologia atual. De acordo com o superintendente do Sesi-MT, José Carlos Dorte, o curso possibilitou um alinhamento na aplicabilidade do PAF. "É um momento que gera informação e reflexão sobre a importância da base teórica e planejamento de ações".

No ano passado, o PAF atendeu três mil crianças e a meta para 2011 é de cinco mil. O treinamento contou com a participação de quatro profissionais do Departamento Nacional do Sesi e dois consultores de Santa Catarina e São Paulo. "Esta capacitação é uma ação muito importante para que todos os Estados trabalhem sintonizados na mesma metodologia. O Atleta do Futuro é um programa de investimento social, porque consegue avaliar positivamente os reflexos que as atividades têm como ferramenta educativa nas comunidades. Estamos, diretamente, formando o futuro trabalhador da indústria", pontuou o analistas de Negócios Sociais do Sesi e coordenador Nacional do PAF, Felipe Fagundes.

Para o monitor de lazer e professor de dança de salão do Sesi Clube Várzea Grande, Souza, o curso o incentivou a buscar uma dinâmica diferente de aula. "A partir desse treinamento surgiu a 'dança criativa' que irei implantar com os alunos do Atleta do Futuro. A meta é tornar as crianças protagonistas das coreografias, fazer com que elas dancem usando a imaginação, brincando com os passos, o ritmo. Deixar fluir a criatividade e os sentimentos dentro de sala de aula, libertando os alunos de passos determinados". O treinamento passará pelos 27 Estados brasileiros e após Mato Grosso, Pernambuco e Paraíba recebem a visita dos consultores.

PAF – O Programa Atleta do Futuro é realizado em parceria com empresas interessadas em propiciar a prática esportiva para crianças e jovens, com o intuito de promover o desenvolvimento físico, pessoal e social, estimular um estilo de vida mais ativo e descobrir novos talentos no esporte. No Brasil, em 2010, o Programa Atleta do Futuro teve 349 indústrias parceiras e atendeu 194 mil crianças em mais de 40 modalidades esportivas. Mais informações sobre o PAF em Mato Grosso e como ser parceiro da iniciativa basta procurar a Unidade Estratégica de Lazer (Unel) do Sesi-MT, no telefone (65) 3611-1593 ou pelo site: www.sesimt.org.br
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114