Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Quinta, 17 de fevereiro de 2011, 10h14
Capacitação

VG sedia o 1º curso de Sensibilização para Auditores do Trabalho, Assistência e Conselho


Várzea Grande está sediando o 1º curso de Sensibilização para Auditores Fiscais do Trabalho, Assistência Social e Conselho Tutelar de Várzea Grande no Buffet Rosane Miranda, ontem (16.02) e hoje (17.02), o curso faz parte do cronograma de atividades da secretaria de Promoção e Assistência Social. A finalidade do encontro é estudar formas para erradicar o trabalho infantil no município.

A secretaria de Assistência Social do município, Mirian Hazama, comemora por Várzea Grande ser o primeiro município no estado a sediar o seminário de enfrentamento ao combate do trabalho infantil. “É uma honra realizar esta capacitação no nosso município e todos os participantes da qualificação são importantes também, mas o objetivo maior é que coloque em prática esta qualificação, que fará o diferencial no meio social”.

“A aplicabilidade de recursos do governo federal na problemática de erradicação do trabalho infantil ainda é tímida, mas, podemos melhorar os atendimentos nos municípios para garantir um futuro para as crianças da nossa cidade e do país”, questiona o representante da OIT, Antônio Carlos Mello. “Temos um número de representantes e instituições expressivo para defender as crianças e adolescentes contra o trabalho, e esta classe está trabalhando aceleradamente para erradicar completamente o trabalho infantil”, pondera o coordenador do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil, Leandro Carvalho.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho, Emprego em MT (SRT), prefeitura municipal de Várzea Grande através da secretaria de Promoção e Assistência Social, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti).

Na qualificação os técnicos vão aprender e discutir soluções para melhorar os atendimentos do PETI em VG, as temáticas abordadas são projeto de fortalecimento de inspeção do trabalho e assistência social, arcabouço normativo internacional, OIT e o projeto de combate às piores formas de trabalho infantil no estado de MT, principais aspectos da legislação sobre trabalho Infantil, serviço social no INSS, apresentação dos programas de transferência de renda. Nesta quinta-feira (17.02), os presentes recebem palestras sobre os programas de assistência social no município, conselho tutelar – atribuições e atuação, conseqüências físicas e psicológicas do trabalho infantil e finalizando às 12h com a apresentação canais remotos do INSS.

Participaram da abertura do curso a secretária de Promoção (Mirian Hazama Gonçalves), Coordenador do Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Leandro Carvalho), representante da OIT (Antônio Carlos Mello), coordenadora do CREAS (Eva Nelson de Freitas), coordenadora do PETI (Solange Marques), presidente do Conselho Municipal da Mulher (Dulce Regina Moreira), conselheiro tutelar (Deodoro Santana) e chefe de fiscalização do trabalho (Norma Magalhães).

Alunos do Peti (Jardim dos Estados – Grupo Atitude) e Imac coral Mãos Que Falam abrilhantaram o primeiro dia da capacitação com apresentações artísticas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114