Cuiabá | MT 19/04/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 18 de fevereiro de 2011, 08h02

Vida e obra de Nilson Pimenta é tema de documentário


Mais uma vez Mato Grosso é destaque no cenário da arte popular no Brasil. Dessa vez quem representa o Estado é o artista plástico Nilson Pimenta, que segundo críticos, possui um olhar sofisticado, mas de abordagem simples de cenas comuns. O artista participará de uma série de documentários divididos em dez episódios, que enfoca dez artistas populares brasileiros e suas obras, realizado pela produtora de documentários e cinema Polo Imagem. A equipe virá até Cuiabá no início da próxima semana, entre os dias 21 e 23, para iniciar as filmagens do documentário.

 

O artista, que também é professor no Ateliê Livre do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da UFMT, diz estar lisonjeado com a homenagem e principalmente por servir de exemplo para os iniciantes na carreira. “Fico muito feliz por, cada vez mais, o número de estudantes de arte ter aumentado. Hoje observamos arquitetos, advogados e vários outros profissionais desenvolverem aptidões pela arte, que antes era desenvolvida apenas pelos mais pobres”, conta.

 

Nilson Pimenta tem como uma de suas características artísticas a retratação de temas simples como as festas, o cotidiano do campo e das pequenas comunidades, a paisagem rural de Mato Grosso e cenas típicas do Pantanal. É detentor de uma trajetória que o consolida como referência no circuito cultural. Sua primeira mostra individual ocorreu no Museu de Arte e de Cultura popular da UFMT, em 1981. Pode-se citar, em nível nacional e internacional, sua exposição individual em Londres, em 2008, sua participação na coletiva “Arte Cabocla”, no Museu de Arte de São Paulo (MASP) e no Museu de Arte Moderna na Bahia (MAM/BA), na mostra “Arte Aqui é Mato”, no MAM/SP e MAM/RJ, e na mostra individual na Galeria Brasiliana, em São Paulo/SP. O artista possui, ainda, um vasto currículo de exposições, individuais e coletivas, sendo reconhecido como um dos maiores artistas populares contemporâneos do Brasil.

 

A produção dos documentários faz parte de um novo projeto, desenvolvido pela produtora Polo de Imagem, para a TV, chamado Arte Popular. O projeto tem cunho estritamente cultural, não-comercial e será veiculado em Redes Públicas e Culturais de TV, informam os produtores.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114