Cuiabá | MT 25/04/2024
Cuiabá&VG
Quarta, 09 de março de 2011, 10h32
Semana da Mulher

Colaboradoras da Eletrobras Eletronorte aprendem a se defender


Oficina de defesa pessoal fez parte da programação da Semana da Mulher

A defesa pessoal é uma das opções para reforçar a auto-segurança, sobretudo em lugares que apresentam risco. Como forma de desmistificar a prática esportiva que antes era praticada somente por homens e para comemorar o dia das mulheres que colaboradores da Eletrobras Eletronorte participaram da oficina “Defesa Pessoal” com o presidente da Federação de Karatê de Mato Grosso, Emídio Ferreira.

A oficina fez parte da programação da Semana da Mulher que reuniu a força de trabalho com o objetivo de valorizar as colaboradoras da Eletrobras Eletronorte na tarde do dia 03 de fevereiro, no auditório da empresa.

Tendo como foco a prevenção, a oficina apresentou dicas para evitar situações de risco e de defesa em momentos conflituosos. O presidente da Federação de Karatê, Emídio Ferreira, destacou que para colocar em prática as ações de defesa pessoal é preciso muito treino, e caso a pessoa não esteja pronta, o ideal é não reagir.

“Foi muito importante a Eletrobras Eletronorte trazer esta oficina para comemoração do dia das mulheres, pois mostrou que artes marciais são para todos e tivemos a oportunidade de mostrar ações preventivas para que os riscos sejam evitados”, observa o presidente.

Para a representante do Subcomitê Pró Equidade em Mato Grosso da Eletrobras Eletronorte, Cristina Souto, trabalhar com defesa pessoal na oficina foi uma iniciativa inovadora e resultou de uma sugestão apresentada por uma das empregadas. “É importante as mulheres terem noções de segurança e tivemos um momento de integração”, finaliza Cristina.

Dicas de segurança

Além dos participantes praticarem ações de defesa rápida em situações cotidianas, a oficina apresentou ações para evitar que a segurança seja arriscada por descuido das próprias pessoas. Entre as dicas estão: desconfie de pessoas que são muito solícitas no banco, evite deixar objetos de valor dentro do carro, não estacione em locais suspeitos e caso seja seguido por alguém no trânsito, mude o destino e não vá para casa, o ideal é procurar a polícia ou locais com aglomeração de gente, como o shopping. Evite enfeitar demais a fachada da casa para não chamar atenção e coloque correntes e cadeados no portão quando for viajar.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114