Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 11 de março de 2011, 09h28

3° Workshop Internacional da Rede de Pesquisa do Pantanal começa dia 14


O 3° Workshop Internacional da Rede de Pesquisa do Pantanal começa nesta segunda-feira (14) com o tema: ‘’Nutrientes e pesticidas nas águas superficiais dos principais bacias do pantanal setentrional: uma abordagem integrada’’. As palestras técnicas começam às 8h, no auditório do Museu de Arte e Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As inscrições serão feitas no Laboratório de Geoprocessamento do Departamento de Geografia, que fica no prédio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), e no dia 14, no local do evento (MACP).

 

A palestra de abertura do workshop terá como tema “A rede de pesquisa Pantanal e o projeto Pronex’’, com o professor Antonio Ioris, da Universidade de Aberdeen - Escócia. Em seguida, às 9h, o tema é ‘’Rede de Monitoramento do impacto do uso da terra sobre os sistemas aquáticos em Bacias Hidrográficas da Região Centro-Oeste - Definição de Indicadores de integridade ambiental (Remisa)’’, com a professora Eliana Dores, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

Às 10h15, o superintendente de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente de MT (Sema), Luiz H. M. Noquelli, falará sobre o ‘’Gerenciamento de recursos hídricos em Mato Grosso’’. Às 14h, a palestra será com os pesquisadores Carlos Padovani e Débora Calheiros, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa- Pantanal), sobre o tema “Dinâmica de inundação e qualidade de água no Pantanal’’. Às 17h15 encerra-se o primeiro dia de atividades com a palestra “Banco de dados georeferenciado em ambiente www para o projeto Pronex’’, com os professores Denis Lemire e Suzy Klemp, da UFMT.

 

Na terça-feira (15), as atividades são internas e acontecem no Departamento de Geografia, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

 

No dia 16, a programação é aberta ao público, com vagas limitadas, para a visita à Bacia de São Lourenço e Tenente Amaral, que começa às 7h30.

 

No último dia do workshop (17) acontecerá o passeio de barco que percorrerá os pontos de monitoramento de qualidade da água do Rio Cuiabá. A saída é às 6h30. As vagas são limitadas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114