Cuiabá | MT 28/03/2024
Cuiabá&VG
Sexta, 11 de março de 2011, 10h42
Acervo

Memorial da Água se tornou referência histórica para escolas de MT


Com o objetivo de preservação do patrimônio histórico do saneamento de Cuiabá, o Memorial da Agu a” Engº José Luiz de Borges Garcia” (edificado dentro do espaço das Estações de Tratamento de Água – ETA I E II) possui um acervo histórico riquíssimo. Nele está guardado um conjunto de peças provenientes do serviço de abastecimento de água, como ferramentas, canalizações, hidrômetros, instrumentos, além de fotografias e documentos. Integram também a coleção objetos de pintura, escultura e tapeçarias.

Inaugurado em maio de 2008, após a revitalização das ETAs, o local se transformou num importante instrumento para o desenvolvimento de ações de Educação Ambiental, sendo referência histórica para alunos de escolas públicas e particulares de Mato Grosso.

Na semana passada cerca de 360 alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”, conheceram o complexo do Memorial e tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre a história do saneamento de Cuiabá.

O complexo das ETAs I e II foi edificado nas décadas de 40 e 70, respectivamente, e concebido nos padrões arquitetônicos coloniais. O Memorial da Água ‘Engenheiro José Luiz de Borges Garcia’ está localizado no bairro Quilombo, entre as Avenidas Presidente Marques e São Sebastião.

A professora de química, Ana Paula Nóbrega, ressaltou que a visita dos alunos faz parte do conteúdo escolar do primeiro bimestre das disciplinas de história, química e biologia. “Nós não priorizamos só as aulas teóricas, mas também as aulas práticas, pois os alunos podem trazer para sua realidade aquilo que aprende nos livros. Aqui, por exemplo, destacamos a construção arquitetônica do prédio que foi construída na mesma época da nossa escola e projetada no mesmo estilo”, explicou a professora, ressaltando a beleza dos azulejos portugueses que revestem as paredes do prédio.

Além de conhecer o arquivo histórico, os alunos também recebem uma aula sobre o processo de captação, tratamento e distribuição da água, e orientações sobre preservação ambiental, com foco na poluição dos recursos hídricos e desperdício de água.

Para o professor de química, Nivando Antônio de Freitas, o interessante da visita é poder mostrar para os alunos como funcionam os procedimentos para o tratamento da água, destacando a densidade e separação da água e mistura dos produtos químicos, usados na desinfecção do líquido que é distribuído para consumo a população. “Eles estão vendo na prática como funcionam os processos físicos e químicos da água, e isso de uma forma bem simples e dinâmica”.

O complexo do Memorial da Água possui também um moderno auditório climatizado para realizações de exposições, cursos, palestras, seminários e oficinas; um Café Livre denominado “Mestre China”; o Caminho das Águas; e vários Chafarizes; além de dois Laboratórios, um de Bacteriologia e um Físico-Químico.

O Memorial da Água foi revitalizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), com recursos da Fundação e Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT) com o intuito de referendar a importância histórico-cultural, social, político e econômico do processo de tratamento e distribuição da água em Cuiabá.

As duas ETAs (Engenheiro José Brunello Bombana – ETA I e General Austragésilo Homen de Mello – ETA II) respondem por 60% do abastecimento da cidade, águas captadas do Ribeirão do Lipa, situada no Parque Municipal Dante de Oliveira. A ETA I




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114