Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quarta, 18 de outubro de 2017, 09h44

Governo aposta no audiovisual como um dos eixos de desenvolvimento


Foto por: Rodrigo Lorenzon
.

Com um animado bate-papo com a cineasta Laís Bodanzky sobre o autor cinematográfico foi aberta, na noite desta segunda-feira (16), a 8ª Maratona de Negócios Criativos, atividade integrada ao Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa. Focada no audiovisual, essa edição é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), em parceria com o Sebrae-MT e apoio do MT Cine.

.

Laís, diretora premiada de filmes como Bicho de Sete Cabeças e Como Nossos Pais, disse que sentiu, no público, o desejo de criar e produzir. “Isso é muito especial, quando há esse sentimento é porque alguma coisa está para acontecer e aqui já está acontecendo”, observou. “A gente não sabe o que acontece fora do eixo Rio-São Paulo e vir para cá e perceber esse potencial organizado politicamente, com parcerias com o poder público, é muito benéfico. O audiovisual pode contribuir muito para o nosso país como um todo”, acrescentou.

As Maratonas de Negócios Criativos são parte integrante do Programa de Desenvolvimento da Economia Criativa e, até o momento, as sete edições realizadas atingiram um público de cerca de 5 mil pessoas.

O programa visa a qualificação dos empreendedores criativos do mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais em Mato Grosso com consultorias, palestras e oficinas, abordando temas relacionados diretamente aos mais diversos segmentos que compõem a Economia Criativa.

Focada no audiovisual, essa edição traz cursos, oficinas e uma rodada de negócios com a presença de grandes empresas do segmento para movimentar o mercado audiovisual do estado, que está em alta no momento com a produção de 13 produtos audiovisuais, além de um edital para o desenvolvimento de cinco roteiros.

“Acreditamos que esse ciclo de investimento na economia criativa é absolutamente fundamental e o governo vem lutando, desde o início, para consolidar esse programa como alternativa de diversificação da economia do estado. É um programa transversal, que envolve cinco secretarias trabalhando de forma integrada”, disse o secretário de Cultura, Leandro Carvalho.

Segundo ele, esse é um dos desafios que estão sendo vencidos com a consolidação do programa. “O fortalecimento das parcerias é fundamental para que possamos colocar em prática os nossos tão sonhados projetos”, concluiu.

Para Caroline Araújo, vice-presidente do MT Cine, esse é um passo importante de muitos outros que serão dados no sentido de consolidar o mercado audiovisual em Mato Grosso.

Parceiro da SEC-MT no programa, o Sebrae-MT abre espaço para a discussão de oportunidades ao se colocar a serviço da economia de forma diversificada. “Temos talentos, conhecimento e empreendimentos e acreditamos que essa cadeia da economia criativa, o audiovisual, pode crescer e se fortalecer”, observou Eliane Ribeiro Chaves, diretora técnica do Sebrae-MT. “Queremos ver essa cadeia produtiva crescer, ver novos negócios surgirem e temos orgulho de participar desse movimento”.

A 8ª edição da Maratona de Negócios Criativos acontece até o dia 20, no Centro Sebrae de Sustentabilidade. Confira a programação:

Segunda-feira (16/10)

19h – Palestra A caligrafia do autor cinematográfico, com Laís Bodanzky

Terça-feira (17/10)

8h – Mesa redonda da Rodada de Negócios com apresentação das empresas (players)

14h – Encontro de negócios

19h - Curso: Editais da Ancine - Orientações de como se inscrever em editais, com André Maia, do Escritório Regional da Ancine

Quarta-feira (18/10)

8h – Palestra: Prodav 2, com André Maia

19h – Curso: Lei do Audiovisual - o que é e como funciona, com representante da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC)

Quinta-feira (19/10)

8h – Oficina de roteiro, com Luis Bolognesi

19h – Curso: Desenvolvimento ou produção de Projetos, com Mari Brasil

Sexta (20/10)

8h - Oficina de som com Kiko Ferraz

19h – Curso: Captação de recursos – como e onde começar, com Daniela Aun 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114