Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Segunda, 15 de janeiro de 2018, 18h17

"Processo de sucessão familiar é fundamental para perenidade de empresas", explica especialista


Criadas sob a perspectiva de serem perenes, muitas empresas acabam encerrando suas atividades pouco tempo depois em que ocorre a sucessão do fundador pelos filhos. Este fato corriqueiro no mundo empresarial só acontece porque ainda há falta de planejamento e de estruturação do processo de transmissão da empresa entre as gerações.

.

"O índice de mortalidade das empresas familiares acontece muitas vezes porque não se entende que a sucessão é um processo de longo prazo, e não um fato. Toda empresa precisa pensar na sucessão de forma permanente, não é apenas a escolha pura e simples do sucessor", explicar o professor da Fundação Dom Cabral, Adriano Salvi.

O professor pondera que durante o processo de sucessão familiar é fundamental o desenvolvimento das gerações futuras, assim como o vislumbramento de como será o futuro do fundador da empresa, após este ser sucedido.

Para Salvi é fundamental ter um alinhamento de expectativas entre o fundador (es) da empresa e os sucessores, de forma que ambos concordem com o processo de sucessão e estejam alinhados para garantir a perenidade da empresa.

"Neste sentido o desenvolvimento e preparação dos sucessores deve ser pautada sob o aspecto da liderança. Os sucessores devem aprender a serem líderes, para dar continuidade ao empreendimento de forma eficaz", destaca Salvi.

CONSULTORIA – Para que o processo de sucessão familiar seja desenvolvido com êxito, a contratação de uma consultoria é fundamental para que os processos de transição sejam assimilados e garantidos.

"Ao oferecermos a consultoria de sucessão familiar demonstramos aos fundadores e potenciais sucessores todos os aspectos que precisam ser elencados e garantidos para que a transição não seja um processo traumático, e sim garantidor de bons resultados com a continuidade do empreendimento", explica Lorena Lacerda, que é diretora-geral do Grupo Valure, associado à Fundação Dom Cabral, em Mato Grosso, e que possui, entre outras áreas de atuação, know-how em sucessão familiar.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114