Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Sexta, 26 de janeiro de 2018, 18h02

Chineses apresentam interesse em investir em Cuiabá


Com o intuito de atrair investimentos para o Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Agência de Fomento Desenvolve MT, promoveu encontros entre representantes da Prefeitura Municipal de Cuiabá com dois grupos de investidores chineses. O primeiro é o grupo Corona, especializado em geração de energias limpas, como eólica e solar, e o segundo é o Zhuhai Yuren Agricultal Aviation Co. Ltd, que produz drones agrícolas destinados à pulverização de lavouras.

.

Nesta sexta-feira (26.01) o grupo Zhuhai se reuniu com o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro. Jeff Yi, diretor de investimentos, estuda onde implantar a planta da montadora de drones, cuja estimativa do investimento inicial é de U$ 22 milhões. A expectativa é de que sejam gerados mais de 100 empregos diretos. “É preciso destacar, sobretudo, que a vinda do grupo para Mato Grosso se deu após a realização do Fórum Mato Grosso na China, no final do ano passado”, analisou José Adolpho, presidente do Desenvolve MT.

Já na quinta-feira (25.01), foi a vez do grupo Corona apresentar a proposta de investimentos, estimados na ordem de R$ 30 a 40 milhões, para a construção de uma linha de montagem de luminárias movidas por energia solar. “O grupo se interessou pela capital por estar localizada no centro geodésico da América do Sul, considerado ponto estratégico para a logística. Afinal, escoar daqui para o restante do continente é mais fácil. Além disso, consideraram o grande potencial agrícola que possuímos”, afirmou Gebara.

Para o vice-prefeito, o encontro com ambos os grupos foi bastante animador. “Queremos transformar a Cuiabá dos 300 anos numa cidade moderna e pujante, que gera emprego e renda para a população. Para isso, precisamos criar um ambiente favorável para receber tais investimentos. Ficamos felizes em recebê-los e aguardamos agora a carta proposta dos chineses com bastante otimismo”, considerou.

Ribeiro ressaltou a importância do progresso social e econômico atrelado ao desenvolvimento sustentável, por meio da geração de energia limpa. “Para Cuiabá, sol não é problema. Temos aqui uma das maiores incidências solares do Brasil. Brincamos que aqui temos um sol para cada cidadão. E por que não, para cada chinês?”, comentou em tom animado.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114