Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Sábado, 01 de setembro de 2018, 17h16

Caminhoneiros conclamam nova paralisação mas líder quer antes reunião com ANTT


Alberto Romeu
Editoria 

Não está totalmente descartada pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (ABCAM) uma greve dos caminhoneiros em função do aumento do óleo diesel desde a última sexta-feira, anunciado pelo governo federal. A entidade reconhece que áudios que circulam nas redes sociais demonstram a insatisfação dos profissionais autônomos do volante. Por outro lado, o líder da categoria Chorão, afirmando respeitar a posição de todos, mas critica o governo, pondera em função do momento, frisa que há uma lei e a lei tem que ser cumprida e conclama a todos para uma reunião dia 12 de setembro em Brasilía.
 

Nas mensagens (cujas autenticidades não são confirmadas) os autores reclamam que o presidente Temer não cumpriu com os acordos e, por sua vez, a categoria atendeu seus pedidos, quando paralisou a greve em maio passado. Eles condenam veementemente os reajustes do diesel, o que vai impactar em toda a cadeia.

Na noite do dia 30 de agosto a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou os novos preços de referência e de comercialização do óleo diesel, que estavam congelados há três meses, alegando que “os novos valores refletem os aumentos dos preços internacionais do diesel e do câmbio no último mês”. A nova tabela deveria valer desde ontem, 31 e a região Centro-Oeste chegaria a implicar em reajuste de mais de 14%. Região Sudeste média de 10%; Nordeste e Norte 12% - em média.
 

  

Wallace Landim, o Chorão, líder da categoria autônoma gravou um vídeo neste dia 1 de setembro, onde diz que tem respeito pela opinião de cada um e da categoria mas alerta que uma paralisação abrupta na segunda-feira dia 3 de setembro é ‘um tiro no pé’.

ANP anuncia novos preços para o óleo diesel; Maior aumento no Centro-Oeste

“Na minha opinião “não está na hora de fazer uma paralisação. Devemos ir pra cima da ANTT. O que diz a lei: “reajuste acima de 10% a ANTT tem que fazer uma nova tabela”, detalha Chorão.

Ele convoca a categoria para ir a Brasília no dia 12 cobrar a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) reajuste na tabela do frete e se não cumprir deflagrar a greve nacional. E reafirma que está com a categoria e o que a se decidir faremos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114