Cuiabá | MT 20/04/2024
Economia
Domingo, 09 de dezembro de 2018, 12h37

Cuidados com a energia elétrica no período natalino


Árvores de Natal, presépios, guirlandas, piscas-piscas e diversos outros adornos luminosos e coloridos dão a tônica dos ambiente neste período do ano, mas é preciso tomar bastante cuidado com o uso desses enfeites, sobretudo os elétricos. Para um período de festas mais tranquilo, a Energisa traz algumas dicas para a população.

 

O primeiro cuidado é escolher produtos de boa qualidade, e verificar as informações de segurança nas embalagens, além de indicações de potência, tensão e instruções de uso. Mesmo sendo novos, é preciso uma atenção especial para prevenir acidentes elétricos.

 

Para prevenir incêndios evite colocar vários equipamentos em uma mesma tomada, fazendo uso de “T”, (benjamin), pois pode haver sobrecarga de energia ou aquecimento (que gera perda de energia e aumento no valor da conta). Outra medida importante é fazer uma revisão nas instalações elétricas, contando sempre com um eletricista capacitado.

 

Certifique-se de que os equipamentos elétricos não estão perto de materiais inflamáveis como papel, papelão, tecido, isopor, madeira ou plástico.

 

Para prevenir choques, é preciso dar atenção também para os fios desencapados, com a parte metálica aparente. A capa de proteção, evita choques. Se o material a ser usado foi comprado ano passado ou em anos anteriores, ligue o sinal de alerta: verifique se esse material está em condições de uso ou se está desgastado.

 

Evite colocar luzes e piscas-piscas em estruturas metálicas, pois elas podem conduzir energia e provocar choque elétrico.

 

Luzes em áreas externas devem ser instaladas sem contato das pessoas com a fiação elétrica. Sob os efeitos da chuva, do sol e do vento, pode haver um desgaste dos fios e aumentar riscos de acidentes. Lembrando que o serviço deve ser sempre executado por profissionais capacitados. E nunca instale nada perto da rede de energia.

 

Para evitar aumento no consumo, escolha equipamentos com menor potência e dê preferência às lâmpadas de LED, elas são mais eficientes e duram mais que as convencionais. O uso consciente também é muito bem-vindo: só ligue os equipamentos quando houver, de fato, necessidade.

 

Fique de olho se a tomada esquenta enquanto utilizada. Além dos riscos de choque elétrico, o aquecimento da tomada também gera perda de energia e o consequente aumento na fatura.

 

 

Quer mais dicas?

 

- Não utilize enfeites de papel em árvores com iluminação elétrica.

- É importante que material comprado seja atestado pelo Inmetro.

- Para evitar desperdício de energia, desligue os aparelhos e enfeites de Natal quando sair de casa ou na hora de dormir.

- Vai desligar os aparelhos? Nunca puxe pelo cabo ou fiação. Para tirá-lo da tomada, utilize o plugue.

- Evite deixar a instalação em área sujeita à chuva ou alagamento.

- Importante: fiação sempre fora do alcance das crianças.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114