Cuiabá | MT 24/04/2024
Economia
Terça, 25 de maio de 2010, 11h15
Feira Internacional

Femade reúne 100 expositores e espera 10 mil visitantes


A feira acontece até o próximo dia 28 de maio e reúne 100 expositores no Expotrade, em Pinhais - região metropolitana de Curitiba (PR)

A 6ª. edição da Femade – Feira Internacional para a Indústria da Madeira, Móveis e Setor Florestal, teve início ontem no pavilhão do Expotrade, em Pinhais - região metropolitana de Curitiba (PR). O evento, focado na realização de negócios entre os agentes com atuação na cadeia produtiva da madeira, reúne 100 expositores do Brasil e do exterior. A feira acontece até o próximo dia 28 de maio.

O evento é organizado pela Hannover Fairs Sulamérica, em parceria com o grupo alemão Deutsche Messe AG e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). A previsão da organização é receber aproximadamente 10 mil visitantes profissionais nos cinco dias de exposição.

“A Femade está 44% maior em relação a edição anterior, realizada em 2008. Saltamos de 66 para 98 empresas, sendo que parte desse crescimento se deve a maior presença de empresas internacionais”, destaca Constantino Baümle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica, acrescentando: “São fornecedores de máquinas, insumos, serviços e tecnologia interessados em mostrar lançamentos”.

Segundo o alemão Martin Folkerts, diretor global da Deutsche Messe AG e responsável pela comercialização internacional da feira, a presença de empresas estrangeiras se deve ao grande potencial econômico do país. “Atualmente, o Brasil e a América Latina tem sido procurada por suas indústrias e não só pela grande quantidade de matérias-primas. A combinação entre grandes áreas florestais e um crescimento econômico consistente também torna o Brasil muito atrativo não só para as empresas européias, mas para organizações de todos os continentes”.

Folkerts lembrou ainda que o Paraná é o maior estado exportador de produtos de madeira, e que a economia européia ainda está em recuperação. Nesta edição, a Femade registra a presença de 28 expositores internacionais, provenientes da Argentina, Chile, China, Estados Unidos, Finlândia, Holanda, Índia, Itália, Paquistão, Peru e Taiwan.

Também estão presentes na feira, entidades como ACOPI (Asociación Colombiana de Micros, Pequeñas y Medianas Empresas), FAIMA (Federación Argentina Industria de la Madera y Afines), PROCHILE (Promoción de Exportaciones) – escritório de fomento à exportação de produtos e serviços da Direção Geral de Relações Econômicas Internacionais do Ministério das Relações Exteriores do Chile, e a WMMA (Wood Machinery Manufactures of America) – entidade americana que reúne mais de 200 empresas associadas.

Neste ponto, Carlos César Padovan, diretor da Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas), lembrou que a rápida resposta do Brasil frente à crise econômica mundial tem sido outro atrativo para as empresas internacionais. “O mercado de exportações está estagnado, com raras exceções. Por isso, as empresas voltam suas forças para economias onde o mercado interno vem sustentando as vendas, a exemplo do Brasil”, disse.

SETOR DE MÁQUINAS – Segundo dados do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Abimaq, no primeiro trimestre de 2010, o setor de máquinas para madeira registrou um crescimento em seu faturamento da ordem de 86,1% ante o mesmo período de 2009. Para a entidade, trata-se, no entanto, de um desempenho que prenuncia a recuperação de mercado, pois, quando comparado com o mesmo período de 2008 – antes da crise – o montante ainda é negativo em 27,2%.

Já Marcelo Luparia, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Madeira (CSMEM) da Abimaq, atribui este crescimento essencialmente ao Programa de Sustentação do Investimento (PSI), programa que visa estimular a produção, aquisição e exportação de bens de capital e a inovação tecnológica. “A combinação de juros menores e prazo maior, animou a grande maioria de empresários que precisavam renovar suas máquinas e parque fabril”, acredita.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114