Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quarta, 13 de fevereiro de 2019, 18h29

Santos propõe audiência para debater desenvolvimento industrial no estado


A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza no dia 14 de março audiência pública para debater o Desenvolvimento Industrial do Estado de Mato Grosso. O evento é de autoria do deputado Wilson Santos (PSDB) e vai discutir a possibilidade de elaborar um planejamento que associe o desenvolvimento de Mato Grosso à expansão de atividades industriais e que possa prever incentivos para a implantação de empreendimentos indutores do crescimento da economia.

“Com isso, vamos privilegiar diretrizes de diversificação e verticalização de cadeias produtivas, promovendo o desenvolvimento”, lembrou Santos.

Conforme o parlamentar, o Estado de Mato Grosso tem voltado suas ações para a criação de políticas de desenvolvimento industrial, identificando a emergência na revisão da chamada “guerra de incentivos” e também, a exemplo do que é observado no âmbito nacional, de propostas de fortalecimento do capital social.

“Entendo que há uma necessidade urgente de análise criteriosa das estratégias de industrialização regional, principalmente as que estimulem o empreendimento de novas pesquisas”, afirmou o deputado.

Na análise do parlamentar, embora a atividade de planejamento seja considerada um importante elemento para a dinâmica de industrialização no estado, “não há registro de estudos que sistematizem as principais propostas e políticas públicas associadas ao fortalecimento industrial”, apontou ele.

De acordo com Santos, Mato Grosso possui todos os elementos necessários para a industrialização da crescente produção primaria: matéria-prima, energia, mão-de-obra e linhas de financiamentos (BNDES, FED, SUDAM), além do novo governador, ter origem no setor industrial.

“Precisamos urgentemente apresentar a construção de propostas de um ambiente acostumado a empreendimentos inovadores, definido como o conjunto de informações e normas capaz de facilitar a ação coletiva e ordenada voltada para o benefício comum das pessoas”, revelou o deputado.

Wilson Santos afirma que não são de conhecimento público estudos e pesquisas descrevendo a evolução das propostas de desenvolvimento industrial dirigidas para Mato Grosso na última década. “A participação da indústria no desenvolvimento regional e, consequentemente, na redução das desigualdades sociais e no fortalecimento da economia não pode mais ser apenas um sonho”, enfatizou ele.

O evento acontecerá no auditório Milton Figueiredo, a partir das 14 horas, na sede do Poder Legislativo de Mato Grosso.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114