Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Quarta, 20 de março de 2019, 10h07

Exame de proficiência em português está com inscrições abertas


 Estão abertas até 28 de março as inscrições para a edição 2019 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), único com reconhecimento oficial do governo brasileiro.

.

O certificado é exigido por universidades brasileiras para ingresso na graduação e na pós-graduação e internacionalmente aceito como comprovação de competência em Língua Portuguesa por empresas e instituições de ensino.

O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e aplicado no Brasil e em outros países, outorga o certificado de acordo com o nível de proficiência demonstrado. As classificações são: “Intermediário”, “Intermediário Superior”, “Avançado” e “Avançado Superior”.

As inscrições devem ser feitas no site do Inep. É necessário informar o número do passaporte ou documento de identificação válido no país de inscrição. O país e o local onde o candidato prefere realizar o exame também são definidos durante a inscrição.

O valor da taxa de inscrição é estabelecido pelo posto aplicador. No Brasil, pode ser cobrado, no máximo, R$ 200. No exterior, para as instituições privadas e/ou vinculadas ao Itamaraty, o máximo é equivalente a US$ 100. O posto aplicador, ao verificar a inscrição no sistema, também enviará um e-mail, no prazo máximo de 48 horas, com o link para as informações sobre esses procedimentos – necessários para homologação da inscrição.

As provas serão realizadas entre 28 e 30 de maio. O período matutino do dia 28 será reservado para aplicação da parte coletiva do exame – composta pela prova escrita – a todas as pessoas inscritas. No período da tarde, ocorrerá a parte individual do exame. Os postos aplicadores, no Brasil e no exterior, têm limite de vagas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114