» mais
Comentar           Imprimir
Economia
Sexta, 24 de maio de 2019, 17h04

Em encontro dos Tribunais de Contas, CNM aborda demandas municipais em qualificação


A convite do Comitê de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Rui Barbosa (IRB), a Confederação Nacional de Municípios (CNM) participou do Encontro Técnico de Educação Profissional dos Tribunais de Contas. O evento ocorreu nesta sexta feira, 24 de maio, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

.

A supervisora do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da entidade municipalista, Thalyta Alves, apresentou um dos principais desafios para a Confederação: qualificar os gestores públicos e mais de 4 milhões de servidores municipais. A partir de um breve levantamento, a CNM identificou temáticas em que os Municípios mais demandam conhecimento. São eles: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Matriz de Saldos Contábeis (MSC), consórcios públicos, procedimentos contábeis, convergência de normas internacionais, transparência, licitações e contratos administrativos, entre outros.

.

Como se aproxima o encerramento de mandato e a posse de novos gestores, Thalyta destacou a importância da atuação com os Tribunais para proporcionar o acesso e a qualificação necessária aos Municípios. O objetivo é orientar sobre as ações que precisam ser implementadas e os problemas a serem evitados.

Wagner Araujo TCE PR 2“A partir da expertise dos tribunais e do levantamento das principais demandas, será possível a produção de instrumentos de uso prático pelos gestores e demais atores municipais, de forma a minimizar erros e garantir maior eficiência nas gestões municipais”, esclareceu a supervisora. Segundo ela, o papel da CNM é sensibilizar e orientar prefeitos, secretários, vereadores, entre outros, para uma atuação de excelência, que proporcionará melhor qualidade de vida à população.

Assinado em novembro de 2018, o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre CNM, IRB, Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e Associação Brasileira dos Tribunais de Contas do Municípios (Abracom) tem como um dos objetivos a preparação do gestor local e de sua equipe técnica. Espera-se, assim, assegurar melhor trânsito de informações contábeis e gerenciais entre os Tribunais de Contas e os Municípios, bem como o compartilhamento e intercâmbio de experiências, informações e tecnologias.

Próximos passos
O IRB tem o importante papel de aprimorar as atividades exercidas nos Tribunais de Contas do país. O Instituto é responsável por realizar capacitações, seminários, encontros e debates. Para concretizar a parceria, será formado um grupo de trabalho, que iniciará as discussões quanto às principais problemáticas enfrentadas pelos Municípios na prestação de contas. 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114