Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Segunda, 31 de maio de 2010, 17h36

Contrato BM&F poderá mudar o cenário do etanol


O novo contrato de etanol, lançado pela BM&FBOVESPA, em 17 de maio de 2010, poderá ser um passo fundamental para o processo de commoditização do etanol combustível e foi muito aguardado pelo setor de etanol.

Para entender melhor, uma commodity é um produto físico (agrícola ou minério), padronizado e largamente comercializado mundialmente. Mas para suas negociações, é necessário um preço futuro, que balizará a negociação do setor. Por isso, o novo contrato de futuros e opções para o etanol hidratado (álcool combustível) é tão importante para o mercado.

Até então, o gerenciamento de riscos era planejado a partir de outros parâmetros. Muitos produtores, no passado, equiparam suas comercializações com a gasolina - o que se mostrou um erro para a negociação. Já o novo contrato será balizado pelo novo Indicador de Preços do Etanol Hidratado Paulínia/SP.

Esse novo indicador de preços será coletado no Centro de Pesquisas em Economia Aplicada (CEPEA), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP) e a escolha dessa região se deu em razão de representar o maior pólo de distribuição de combustíveis no Brasil.

"Esse contrato poderá alavancar mais participantes para este setor e, o mais importante, irá promover a eficiência na comercialização do produto", admite Joseph Sherman, diretor-executivo da IETHA - International Ethanol Trade Association.

Para falar sobre o assunto, sugerimos uma entrevista com o Sr. Joseph Sherman, diretor-executivo da IETHA - International Ethanol Trade Association, ou com Fabiana Perobelli, gerente de produtos agrícolas da BM&FBOVESPA.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114