Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Terça, 01 de junho de 2010, 22h43
Legislação

Economistas alertam sobre cumprimento do PPP nas empresas


Os gestores desconhecem a importância do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). É o que afirma os economistas da Gerencial Auditoria e Consultoria, empresa que trabalha com foco no planejamento organizacional.

Principalmente, pelo trabalho que deve ser despendido na implantação e fiscalização do programa aplicado aos empreendimentos do Brasil. O PPP, de grande relevância e hoje pouco presente na rotina empresarial, é implementado por meio de um formulário preenchido por técnicos para que sejam comprovados os dados relativos à efetiva exposição dos funcionários a agentes nocivos, e também para a descrição dos ambientes aos quais o trabalhador transita.

O PPP, além de ser uma exigência da Previdência Social para todos os segurados, é um programa que garante aos gestores o cumprimento das normas de segurança. Já para os trabalhadores é um meio de prova produzido pelo empregador, sobre as condições para habilitação de benefícios e serviços previdenciários, em especial a aposentadoria.

"A responsabilidade que os empresários possuem perante o PPP é grande. O fisco responsabiliza a empresa por qualquer problema de saúde que o trabalhador tenha ao se aposentar", afirma o diretor da Gerencial, Ângelo Mori Machado.

Para alguns gestores, o mais difícil é contratar o PPP, pois os funcionários muitas vezes não possuem o esclarecimento necessário para a utilização do programa. É por isso que mesmo sendo obrigatória a implantação do PPP, o objetivo de transpor para os empresários os reflexos positivos do programa requer um aprendizado tanto de empregadores, quanto de funcionários.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114