Cuiabá | MT 18/04/2024
Economia
Quinta, 06 de junho de 2019, 08h11

Veiculos: MT registra crescimento de 19%; caminhões e implementos puxam resultado


De janeiro a maio, os emplacamentos de veículos 0km cresceram 19,49%, em Mato Grosso. Este ano acumula 43.763 veículos. Já no mesmo período de 2018, as vendas alcançaram 36.625 unidades. O crescimento de 19,49% acompanha a expectativa de mercado. “Mesmo diante das perspectivas de crescimento menor do Produto Interno Bruto (PIB), na faixa de 1%, segundo economistas e instituições financeiras do país, o setor automotivo segue batalhando para manter dados positivos, pois existe uma preocupação com a política no Brasil e isso afeta a confiança do consumidor”, explica Paulo Boscolo, diretor da Fenabrave em Mato Grosso, entidade que representa as concessionárias.

.


Automóveis e comerciais leves

Embora os dados apontem crescimento no acumulado, a redução nas vendas no segmento de automóveis e comerciais leves (- 2,05) no mês de maio em relação a abril já expressa um leve sinal de alerta para as concessionárias. Esse segmento representa a maior parte das vendas (45,5%) no setor automotivo. Mas há grupos de concessionárias que apresentam resultados animadores. O diretor geral do Grupo Saga e representante do segmento de automóveis da Fenabrave-MT, Edson Maia, frisa que o mês foi de ótimos resultados para as lojas Saga Veículos. "Nosso grupo teve um ótimo mês em vendas em todas as marcas. Os números se mantiveram ou cresceram", pontuou. De acordo com Maia, a soma de crédito com boas negociações levou ao bom fechamento em vendas.

Também ocorreu queda de 23,68% no segmento de ônibus. Contudo, o segmento correspondeu a 4,23% de participação no mercado no quinto mês do ano.

Destaque para caminhões e implementos

As vendas de caminhões continuam a refletir as negociações realizadas no final de 2018. As unidades entregues neste ano, cenário também de maio, ainda estão sendo emplacadas. Assim, o crescimento nas vendas alcança 51,74% nos primeiros cinco meses de 2019, com 1.698 unidades. E com 222 caminhões em maio com relação ao mês anterior, o aumento é de 52%. “As vendas ainda estão relacionadas às comercializações efetuadas no fim do ano passado e que estão sendo entregues neste ano. Falando do mercado agora, sentimos um desaquecimento por conta do momento político”, destaca Carlos Melnec, da Auto Sueco e representante Fenabrave-MT do segmento de caminhões e ônibus.

Cresce a entrega de caminhões, ampliam-se as vendas dos implementos rodoviários que já expandiu 114,69%. Somente no mês de maio, foram 809 unidades. Para se ter ideia da ampliação, basta analisar os números de maio do ano passado, quando foram vendidas apenas 224 unidades.

Motocicletas

Já o segmento de motos cresceu no acumulado 19,35% e contabiliza 17.964 unidades. Segundo Claudiomir Alves de Meira, da Auto Campo e representante do segmento de motocicletas na Fenabrave-MT, “as vendas estão correndo conforme as expectativas e que, inclusive, estão faltando produtos para entregar prontamente ao consumidor”. “Não posso reclamar, mas temos trabalhado mais. O cenário político preocupa, mas temos que seguir em frente e esperamos resultados ainda mais motivadores para junho”, disse Meira. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114