Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Terça, 06 de julho de 2010, 05h20
Exportações

Ford contabiliza 500 mil veículos movimentados no porto de Camaçari


Hoje, o carro chefe das exportações é o Ecosport (55%), seguido pelo Fiesta Sedã (32%) e Fiesta Hatch (13%).

Prestes a completar cinco anos de operação, o Terminal Privativo Miguel de Oliveira, localizado em Camaçari, na Bahia, acaba de atingir a marca de 500 mil veículos movimentados entre as operações de exportação e importação. Cerca de 59% foram destinados ao mercado externo e 41% representam a importação. Inaugurado em 31 de outubro de 2005, o primeiro embarque, com 1.750 veículos, teve como destino o México.

Único porto privativo da Ford no mundo, o que confere dinâmica, rapidez, eficiência e qualidade em suas operações, o terminal tem um papel importante na logística da Ford Brasil. "Para manter o sucesso do nosso negócio criamos um tripé de gestão estratégica baseado no conhecimento, relacionamento e tecnologia", afirma Edson Molina, diretor de Logística da Ford para a América do Sul. Para Molina, é a união desses elementos que garante a excelência das operações globais da empresa.

O Terminal Portuário Privativo Miguel de Oliveira está localizado no Canal de Cotegipe, ligação entre a Baía de Todos os Santos e a Baía de Aratu, no município de Candeias, Bahia. Hoje, o carro chefe das exportações é o Ecosport (55%), seguido pelo Fiesta Sedã (32%) e Fiesta Hatch (13%). Para que as operações aconteçam sem falhas, a Ford conta com um moderno sistema rádio-frequência, que permite a localização de qualquer veículo de forma precisa em segundos. Além de encurtar a distância e o tempo de transporte entre a fábrica e o embarque, o novo porto melhorou os processos logísticos e

O porto Ford tem pátio de 119 mil metros quadrados, capacidade para 6.024 veículos

eliminou o trânsito de caminhões-cegonha em áreas urbanas de Salvador.

Infraestrutura

O porto Ford tem pátio de 119 mil metros quadrados, capacidade para 6.024 veículos, piso e identificação das vagas adequadas e vem recebendo navios de grande porte, de até 200 metros, que fazem o transporte da produção da fábrica para os outros países. O terminal Miguel de Oliveira tem eficiência operacional comparada aos melhores portos do mundo, além de registrar também um dos melhores índices de qualidade.

O terminal é equipado com um píer exclusivo de 195 metros de comprimento. A profundidade junto ao píer varia entre 12 a 14 metros e sua largura é de 26 metros. As operações de embarque e desembarque de veículos na área do porto são feitas através de 10 baias dotadas de rampas, que permitem a operação de até 10 caminhões-cegonha simultaneamente.

Construído dentro das novas exigências de segurança internacional, o porto conta com câmeras de TV fixas e móveis, circuito interno de TV, guaritas de vigilância e controle rigoroso dos acessos de visitantes nas áreas alfandegadas. Essas especificações fazem parte dos equipamentos de segurança adotados para atender às exigências do Código Internacional para Proteção de Navios (ISPS Code).

Comunidade e Meio Ambiente

O Terminal Portuário Miguel de Oliveira também se destaca pelo seu sistema de gestão ambiental. O terminal contratou uma cooperativa de Camaçari para a coleta do material reciclável gerado no local, além de incorporar as escolas das comunidades de Caboto e Madeira, vizinhas ao terminal, ao programa de reciclagem e educação ambiental. As comunidades também são contempladas com palestras sobre alimentação, agroecologia e artesanato. Dentre outras iniciativas, há ainda o programa de monitoramento da biota aquática, com coleta de amostras para acompanhar a qualidade da água e o comportamento da fauna local, protegendo a área do descarte de água de lastro.

O terminal portuário foi batizado com o nome de Miguel de Oliveira, ex-gerente de Assuntos Institucionais e Governamentais da Ford, que faleceu em dezembro de 2004, e teve um papel importante na implantação do novo porto. Miguel de Oliveira trabalhou durante 25 anos na Ford Brasil e deixou um legado importante de relacionamentos para a empresa na área governamental em todo o Brasil.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114