Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quinta, 22 de julho de 2010, 16h31

Indústria do vestuário e de calçados é tema de congresso nacional em Cuiabá


Evento reunirá trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil, entre os dias 28 e 30, no Hotel Fazenda
Mato Grosso

“Contexto Socioeconômico e Perspectivas do setor do Vestuário no Brasil” será um dos temas em debate no 17º Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras nas Indústrias do Vestuário e de Calçados, que acontecerá entre os dias 28 e 30 deste mês, no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento aprofundará temas como a produção, exportação, importação, emprego, desemprego, terceirização e informalidade nesse ramo da indústria.

O evento é organizado pelo Departamento Profissional do Vestuário da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias (DEPAVEST), que é presidido por Claudete Azevedo, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Mato Grosso e secretária-geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (Fetiemt). A organização tem parceria com a CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria) e a Fetiemt.

Entre outros temas, o congresso irá debater “Gênero, Discriminações, Desigualdades no Mercado de Trabalho e a Mulher na Política”, “Movimento Sindical e Juventude: trabalho, sindicato e política”, “Assédio Moral no Trabalho: O que é o Assédio Moral, Mecanismos de defesa e proteção dos trabalhadores e trabalhadoras”, “Distúrbios Ocupacionais (LER, DORT, PAIR, intoxicação...): perspectivas, cenários e prevenção”, “Direito Previdenciário e da Saúde do Trabalhador” e “Perspectivas do Sindicalismo e dos Trabalhadores da Indústria”.

Confira a programação:
PROGRAMAÇÃO
DIA: 28/07/2010 (QUARTA-FEIRA)
08h00min – Recepção dos participantes
09h00min – Abertura Solene do Congresso
10h00min – Palestra: Diagnóstico do Movimento Sindical Brasileiro
Palestrante: Sr. José Calixto Ramos – (Presidente da Confederação dos Trabalhadores na Indústria e Nova Central Sindical dos Trabalhadores – DF)

11h00min – Palestra: Contexto Socioeconômico e Perspectivas do setor do Vestuário no Brasil (Produção, exportação, importação, emprego, desemprego, terceirização e informalidade)
Palestrante: Dr. Ricardo Franzói – (Economista, supervisor técnico e coordenador da subseção do DIEESE no Rio Grande do Sul)
12h00min – Almoço
14h00min – Palestra: Gênero, Discriminações, Desigualdades no Mercado de Trabalho e a Mulher na Política
Palestrante: Dra. Serys Slhessarenko – (Senadora da República pelo PT, Mato Grosso)
Debatedora: Sra. Sônia Maria Zerino da Silva – (Diretora da Secretaria para Assuntos de Trabalho da Mulher, do Idoso e do Adolescente da CNTI-DF e membro do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher)
15h00min – Palestra: Movimento Sindical e Juventude: trabalho, sindicato e política
Palestrante: Sr. Leandro Gomes de Paula – (Graduando em Direito pela PUC/MG, diretor de formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Betim/MG, ex-membro do Conselho Nacional da Juventude do Governo Federal)
Debatedor: Sr. Davi Machado Perez – (Graduando em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e membro do Centro Acadêmico e do Movimento por uma Universidade Popular da UFSC)
16h45min: Atividades em grupo dos temas em debate no dia
18h30min: Encerramento das atividades e trabalhos do dia
DIA: 29/07/2010 (QUINTA-FEIRA)
09h00min – Palestra: Assedio Moral no Trabalho: O que é o Assédio Moral, Mecanismos de defesa e proteção dos trabalhadores e trabalhadoras
Palestrantes: Dra. Margarida Barreto – (Médica, doutora em Psicologia Social pela PUC-SP, pesquisadora do Nucleo de Estudos Psicossociais da Dialética Exclusão/Inclusão Social - NEXIN/PUC/SP)
Debatedor: Roberto Heloani – (Psicólogo, professor livre docente da Faculdade de Educação da UNICAMP e professor do Departamento de Gestão Pública da Fundação Getulio Vargas - SP)
11h00min – Pré-lançamento de Livro: O VESTIR E O CALÇAR: perspectivas da relação saúde & trabalho
Coordenador: Sr. José Reginaldo Inácio – (Diretor/Secretário Regional da 3ª Secretaria da Região Sudeste – CNTI-MG)
12h00min – Almoço
14h00min – Palestra: Distúrbios Ocupacionais (LER, DORT, PAIR, intoxicação...): perspectivas, cenários e prevenção
Palestrante: Dra. Jacinta Sidegum Renner – (Doutora em engenharia de produção c/ enfase em ergonomia, coordenadora do Curso de Pós Graduação em Saúde do Trabalhador e, professora e pesquisadora da Universidade Feevale-RS e coordenadora do grupo Técnico em Ergonomia da Abicalçados).
Debatedora: Dra. Edvânia Ângela de Souza Lourenço (Professora doutora em Serviço Social pela UNESP, campus de Franca-SP e membro do Grupo de estudos e pesquisas: Mundo do Trabalho: Serviço Social e Saúde do Trabalhador - GEMTSSS; QUVAISSS e Teoria Social de Marx, UNESP-Franca/SP.)
16h00min – Palestra: Direito Previdenciário e da Saúde do Trabalhador
Palestrante: Dr. Décio Scaravaglioni – (Advogado especializado em Direito Previdenciário – Previdência Social, Previdência do Servidor Público e Assistência Social – pela PUC-RS)

17h30min – Atividades em grupo dos temas em debate no dia
19h00min: Encerramento das atividades e trabalhos do dia
DIA: 30/07/2010 (SEXTA-FEIRA)
09h00min – Palestra: Perspectivas do Sindicalismo e dos Trabalhadores da Indústria
Palestrante: Dr. Giovanni Alves – (Professor livre-docente de sociologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Campus de Marília-SP, pesquisador-bolsista do CNPq, Doutor em Ciências Sociais pela UNICAMP).
Debatedor: Dr. Ricardo Lara – (Assistente Social, Doutor em Serviço Social, Professor Adjunto I do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.)
11h00min – Plenária e Resoluções do Congresso
13h00min – Encerramento

Da Assessoria




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114