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A América Latina Logística (ALL) tem implantado diversos programas que beneficiam o meio ambiente no percurso da obra que se estende de Alto Araguaia a Rondonópolis. Desde a aquisição, a companhia regularizou o processo de Licenciamento e recebeu a Licença de Operação da Ferronorte entre Aparecida do Taboado até Alto Araguaia, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), além da Licença de instalação para construção dos segmentos l e ll, entre Alto Araguaia ate Rondonópolis.
A empresa é criadora de inúmeras ações que visam a preservação do meio ambiente. Ao longo dos seus 21.300 quilômetros de extensão de malha, já implantou projetos com objetivos vantajosos, como o tratamento de efluentes líquidos: a ALL possui 13 estações de tratamento e mais 15 separatórios de água e óleo em suas instalações. A companhia realiza também o gerenciamento de resíduos sólidos em todas as unidades geradoras.
A ALL também realiza o programa de coleta e reciclagem de pilhas e baterias, conhecido como “Participe e Recicle”, que consiste na destinação a empresas que realizam descontaminação e reciclagem dos produtos. Além disso, existe o sistema de captação de água da chuva, utilizada para lavagem de locomotivas e vagões. O desenvolvimento do projeto pode ser acompanhado em locais estratégicos, onde há maior demanda de consumo de água.
A empresa possui planos de atendimento emergencial e conta com varias bases de apoio para atender emergências ambientais. São realizadas ainda auditorias bimestrais em todas unidades da ALL. Os check-lists são atualizados com base nas normas ambientais, a fim de obter melhorias contínuas nos processos.
Perfil ALL
Maior empresa independente de serviços de logística da América Latina e maior companhia ferroviária do Brasil, a ALL – América Latina Logística possui uma malha de 21.300 mil quilômetros de extensão, que abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Brasil, e nas regiões de Paso de los Libres, Buenos Aires e Mendoza, na Argentina. Opera uma frota de 1.095 locomotivas, 31.650 mil vagões e 700 veículos rodoviários, entre próprios e agregados, e conta com unidades localizadas em pontos estratégicos para embarque e desembarque de carga.
Fundada em 1997, com a concessão da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), para atuar na malha sul do país, vem ampliando sua atuação em um histórico sem precedentes de expansão e aquisições no setor de logística brasileiro. Em 1999, adquiriu as ferrovias argentinas MESO e BAP e em 2001 integrou os ativos da operadora rodoviária Delara. Com a incorporação da Brasil Ferrovias em 2006, incluiu em suas operações o acesso ao Porto de Santos passando a atuar nos maiores corredores de exportação de commodities e nas mais importantes regiões industriais do país.
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