Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Sexta, 13 de agosto de 2010, 10h06

Logística mira o setor automobilístico


Montadoras terão que investir mais em eficiência para atender à demanda crescente. Operadores logísticos enxergam oportunidades. Necessidade de grandes investimentos deve acelerar consolidação do setor de logística

O mercado de veículos continua se expandindo no Brasil em um ritmo admirável. No levantamento mais recente da ANFAVEA, divulgado em agosto, a produção aumentou em 18,3% e não há sinal de que as vendas devam diminuir. A questão, nesse momento, é avaliar a capacidade da indústria de atender a demanda.

“Sem dúvida as montadoras e seus fornecedores terão que investir em mais eficiência. E a logística é um ponto central nesse processo”, avalia Antonio Wrobleski Filho, sócio da AWRO Logística e Participações. Para ele, produzir mais com os mesmos recursos é a solução e, para isso, é necessário manejar melhor a infinidade peças envolvidas na manufatura dos veículos. “A indústria automobilística deve modernizar sua logística inbound (recebimento dos fornecedores) e o que chamamos de intralogística (armazenagem e movimentação das peças dentro da montadora)”, explica o especialista.

Essa necessidade despertou o interesse das companhias especializadas em logística e está fazendo com que executivos planejem um relacionamento mais produtivo com a indústria automobilística. “A verdade é que sempre as partes esperaram mais uma da outra”, revela Wrobleski. Esse fato, diz ele, por vezes prejudicou a integração necessária para a implantação de soluções mais elaboradas.

Agora, avalia o especialista, é o momento de os operadores tomarem a iniciativa e apresentarem soluções inovadoras para as montadoras. “Será necessário desenvolver planejamentos exclusivos, considerando as particularidades da sua operação e até a cultura da montadora, que é diferente dependendo da origem européia, americana ou asiática”, explica.

Além deste planejamento elaborado, para atender adequadamente às demandas das montadoras os operadores logísticos terão que apresentar poder de investimento. “Serão implantadas operações de grande porte, que poucas empresas têm recursos para suportar”, diz o especialista. Ele vê nas fusões e aquisições uma reposta para mais operadores se habilitarem para a tarefa. “Esses movimentos já estavam se intensificando nos últimos anos por conta de um processo natural do setor. O novo cenário do mercado automobilístico, e as conseqüentes oportunidades para os operadores, no entanto, estão atraindo ainda mais os investidores e isso deve acelerar a consolidação no setor de logística”, finaliza Wrobleski.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114