Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quarta, 08 de dezembro de 2010, 12h50

MT é destaque na economia com a redução da carga tributária


Foto: Ednilson Aguiar

Mato Grosso está entre os estados cuja economia é a que mais cresce no Brasil nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia do Estado cresceu 7,9%, se colocando em quarto lugar, atrás apenas do Piauí que cresceu 8,8%, Ceará (8,5%) e Goiás (8%). Mato Grosso também é o Estado que mais aumentou o Produto Interno Bruto (PIB), com taxa de 128,4%. Para comemorar estes números, a classe empresarial promoveu um jantar de confraternização com a presença do governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, ontem (07.12), no Buffet Tereza Bouret.

O Governo do Estado adota uma política de redução da carga tributária que incentiva a formalização de empresas em Mato Grosso. De acordo com o presidente do Porto Seco Cuiabá (estação aduaneira), Francisco de Almeida, o grupo tem muito a comemorar com os incentivos fiscais do Governo. “A política de incentivos fiscais gera emprego e renda em Mato Grosso, além de alavancar a economia”, disse Almeida, informando que atualmente a empresa emprega 97 funcionários.

No Estado, cerca de 50 mil empresas são beneficiadas com a redução de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Em 2010, a alíquota de imposto é de 9%; em 2011, será de 7,5%; 2012 as empresas recolherão 6% e em 2013, 4,5%; e em 2014 a alíquota será de 3,5%.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, enfatizou que nos últimos anos Mato Grosso cresceu economicamente em todos os segmentos devido às políticas adotadas pelo governo. “O Estado mantém o processo de crescimento e com a Copa do Mundo de 2014, outros investimentos estão chegando em Mato Grosso”, afirmou Nadaf ao destacar a chegada do grupo Pão de Açúcar com o hipermercado Extra e também do Votorantim com a fábrica de cimento.

O governador Silval Barbosa destacou que o Estado está se expandindo em todos os setores e também na logística com as rodovias, ferrovias, hidrovias e transporte aéreo. “Todos os dias, temos novidades no Estado”, declarou o governador. Ele disse ainda que Mato Grosso está em plena expansão econômica. “Vamos continuar com a política de incentivo fiscal e também vamos cumprir tudo aquilo que preparamos para a sociedade”, disse.

O jantar de confraternização foi uma realização da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio), Câmara Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) e associações comerciais. Também participaram da comemoração, os secretários de Estado da Casa Militar, Cel. PM Antonio de Moraes; de Comunicação Social, Osmar de Carvalho; de Cultura, Oscemário Daltro; e de Turismo, Vanice Marques.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114