Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Quarta, 22 de setembro de 2021, 06h32

Pesquisa Focus passa a incluir novas variáveis, mas deixa de coletar variações setoriais


A pesquisa Focus passou a incorporar novas variáveis a partir da terça-feira, 14/9. Esta é uma nova etapa de aprimoramento do sistema expectativas de mercado após a modernização e a atualização de sua interface, anunciadas em 15 de janeiro.

Os novos indicadores que passaram a ter suas projeções coletadas dos participantes da pesquisa Focus são: IPCA administrados, IPCA livres, IPCA serviços, IPCA bens industrializados e IPCA alimentação no domicílio; além da taxa de desocupação e dos componentes do PIB pela ótica da demanda (PIB Despesa de consumo das famílias, PIB Despesa de consumo da administração pública, PIB Formação bruta de capital fixo, PIB Exportação de bens e serviços e PIB Importação de bens).

Para os componentes do IPCA, a coleta ocorre para projeções mensais e anuais (preços administrados até então eram coletados apenas para horizontes anuais). A taxa de desocupação, divulgada pela PNADC/M do IBGE, terá coleta para projeções mensais e anuais (fim de cada ano). Quanto aos novos segmentos do PIB, serão coletadas projeções para a variação anual.

Projeções trimestrais passam a ser automaticamente calculadas e apresentadas pelo sistema para IPCA e seus componentes (acumulado no trimestre), Câmbio (média do trimestre, por dia útil) e Taxa de desocupação (igual à do último mês do trimestre). Em qualquer caso, projeções trimestrais são calculadas somente caso haja projeções (e/ou ocorridos) para os três meses do trimestre.

Na mesma data, deixaram de ser coletadas projeções para a variação da Produção industrial e para as variações trimestrais dos PIBs setoriais (Agropecuária, Indústria e Serviços), permanecendo a coleta das variações anuais desses componentes do PIB.

O Relatório Focus passará a apresentar colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos 5 dias úteis e o respectivo número de respondentes para os horizontes do ano corrente e do ano seguinte. Para os horizontes mensais, serão apresentadas colunas com as medianas das projeções informadas nos últimos 5 dias úteis.

As séries históricas das estatísticas das novas variáveis e das amostras dos últimos 5 dias úteis estarão disponíveis a partir de 20 de setembro em https://www3.bcb.gov.br/expectativas2/#/consultas ou AQUI 

Fonte: BC

 






Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114