» mais
Comentar           Imprimir
Economia
Sexta, 10 de dezembro de 2010, 18h07

Centro de Atendimento Empresarial auxilia empresário no interior


Representantes de 35 Centros de Atendimentos Empresariais (Cae) espalhados por Mato Grosso estiveram em treinamento durante toda essa semana em Cuiabá. Trouxeram as dúvidas e garantiram que estão levando para seus municípios muita informações para compartilhar com os empresários do interior de Mato Grosso. Cada Cae está construindo sua história. Aqueles com mais de um ano já estão se tornando referência para sua região.

A unidade de Colider, a cerca de 650 quilômetros de Cuiabá, já promoveu vários cursos de qualificação e auxilia o empresário com pesquisas no setor econômico. Com um ano e meio a unidade é referência no Estado. A gerente Margarida Gaona diz que o trabalho do Cae reflete na economia do município. “O principal foco em 2010 foi a legalização do Empreendedor Individual”.

Rogério Soares, empresário de Guarantã, conta que a instalação do Cae em sua cidade representou economia para os empreendedores. “Muitas vezes tínhamos que vir a Cuiabá para solucionar problemas de impostos junto a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e vários outros. Com o auxílio do Cae resolvemos tudo com mais rapidez e, sem precisar vir a Cuiabá”

O Cae também representa economia para o bolso dos empresários porque não precisam mais pagar consultorias. Antes da implantação, em Nova Mutum, os empresários tinham que contratar consultorias para obter informações corretas. “Com o Centro eles se sentem mais seguros e economizam”, garante a gerente Eliane Gonçalves Manso da Silva.

Para orientar o empresário é necessário qualificação. Frequentemente os representantes dos Caes estão reunidos para mais um treinamento. Este é o quarto realizado este ano. É resultado de uma parceria da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e prefeituras.

O Cae de Guarantã do Norte está completando um ano. De acordo com a gerente Ana Carla dos Santos Moreira, para 2011 a meta será ampliar a divulgação dos serviços. “A cidade é pequena, mas precisamos divulgar o papel do Cae. Empresário bem informado é sinônimo de crescimento econômico”. Divulgar os trabalhos de cada unidade é o sonho de todos os representantes de Caes. Ele pretende usar a televisão e o rádio.

O gerente da unidade de Nova Ubiratã, Anderson Antônio Graça, acrescenta que para o ano que vem pretende levar o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO/Itinerante) para sua cidade. “Ajudamos o empresário em suas atividades diárias e FCO é uma excelente linha de financiamento. Nosso compromisso é levar a informação até o empresário”.

O empreendedor Roberto de Arruda Paz, de Sorriso, acrescenta que conseguiu colocar toda a documentação de empreendedor individual em ordem em 2 dias. “Na primeira visita recebi as informações e na segunda já consegui organizar os documentos e os formulário. A informação correta nos dá segurança para tomar decisões”.

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114