» mais
Comentar           Imprimir
Economia
Sexta, 10 de dezembro de 2010, 17h07

TAM atinge ocupação de 77,3% nos voos ao exterior


Companhia manteve a liderança nas linhas internacionais, com market share de 85,7%, e no mercado doméstico, com 42,6%

 

A TAM atingiu taxa de ocupação (load factor) de 77,3% nos seus voos internacionais em novembro, registrando novo recorde no índice para esse mês. O desempenho é resultado da oferta de 2.193 milhões de ASKs (quantidade de assentos disponíveis em todas as aeronaves multiplicada pela distância dos voos), combinados com a demanda de 1.694 milhões de RPKs (quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), de acordo com os dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

 

A demanda de brasileiros viajando entre o Brasil e o exterior manteve-se forte e consistente para um mês que, sazonalmente, é o mais fraco do quarto trimestre para viagens internacionais, o que explica o fato de o load factor de novembro ter sido menor que o do mês anterior, quando a companhia alcançou o recorde histórico de 84,7% na taxa de ocupação. Já o yield internacional (preço médio pago por passageiro em cada quilômetro voado), em dólares, diminuiu cerca de 5% em relação a outubro.

 

No segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, a TAM manteve-se na liderança e alcançou market share de 85,7% em novembro. No acumulado de 11 meses, o market share internacional da TAM foi de 87,6% e o load factor, de 79,7%.

 

Mercado doméstico

 

No segmento doméstico a TAM, incluindo as operações da Pantanal, ofertou 3.910 milhões de ASKs e registrou demanda de 2.605 milhões de RPKs, resultando em uma taxa de ocupação de 66,6%. A companhia registrou aumento de cerca de 5% no yield doméstico em relação a outubro, influenciado por uma alta demanda de passageiros voando a negócios e complementada por viagens de lazer nos feriados de novembro.

A TAM manteve a liderança do mercado doméstico, com participação de 42,6%. No acumulado de 11 meses, o market share doméstico foi de 42,7% e a taxa de ocupação, de 67%.

 

 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114