Cuiabá | MT 24/04/2024
Economia
Segunda, 13 de dezembro de 2010, 09h35

Centro-Oeste tem expansão de 9,3 em consultas do SCPC; superior ao Sul do país


O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC), elaborado pelo Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base no movimento dos 2200 SCPCs e SPCs de todo o Brasil, atingiu a marca de 118,9, com aumento de 11,3% em novembro, sobre igual mês do ano passado, e de 4,5% sobre outubro.

“As expectativas para o final do ano, continuam positivas, esperando-se crescimento bastante significativo do crédito e das vendas do varejo”, comenta o economista-chefe da ACSP, Marcel Solimeo.

De acordo com o especialista, em 2011, contudo, esse quadro deve mudar, com significativa redução da taxa de expansão do crédito para as pessoas físicas, que deve implicar em menor crescimento das vendas do varejo, mas, ainda, fortemente positivo.

“Se, por um lado, os dados parecem justificar as medidas recentes do Banco Central visando restringir a expansão do crédito, via elevação do depósito compulsório, e de outro, aumentar o custo dos financiamentos de prazos mais longos, a expressiva expansão dos gastos do governo atua em direção contrária, pressionando a demanda”. O economista afirma que se espera a confirmação das promessas de corte de gastos do governo, para que sobre espaço para manter o crescimento do consumo privado, embora a uma taxa inferior a observada em 2010.

Regiões - Observa-se a maior expansão das consultas aos SCPCs e SPCs no Nordeste, com 13,3%; seguido pelo Sudeste, com 12,8%, e Centro-Oeste, com 9,3%. No Sul houve expansão de 7,7%, enquanto o Norte registrou queda de 3,6%.

Registros recebidos e cancelados - Solimeo argumenta que “os dados do INCC mostram que consumo continua forte, alavancado pelo crédito, com ampla disponibilidade e prazos longos.”, acrescentando que a expansão do crédito vem ocorrendo sem aumento da inadimplência, pois número de Registros Recebidos pela Rede cresceu 11,6%, mas foi compensado pelo incremento de 13,4% nos Cancelamentos.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114