Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Segunda, 10 de janeiro de 2011, 12h18
Crescimento

Comercialização de veículos novos em 2010 se iguala ao ano anterior


Boom do mercado imobiliário foi o grande responsável pela mudança de foco do consumidor

 

O automóvel, que sempre foi o símbolo do poder aquisitivo da população, ganhou um concorrente de peso em 2010 para disputar a atenção do consumidor. As facilidades para aquisição do imóvel alteraram a ordem de prioridades na economia mato-grossense. Quem pôde investir em um prazo mais longo para comprar a casa própria, deixou o sonho do carro novo em segundo plano.

 

A constatação desse cenário é baseada no relatório de emplacamentos de veículos divulgado pelo Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos (Sincodiv), que revela o equilíbrio do mercado entre 2010 e 2009. Segundo os dados, foram emplacados 108.222 veículos em Mato Grosso entre janeiro e dezembro do último ano. Na comparação com o mesmo período de 2009, a diferença é de apenas 0,42%. À época, foram emplacados 107.764 veículos no estado.

 

“O apelo para atingir o consumidor em busca de um imóvel foi muito grande, isso provocou uma mudança de foco que refletiu no segmento de automóveis”, informa o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo. De acordo com ele, essa situação já era prevista no início de 2010 e portanto não provocou surpresas na classe concessionária. “O ano foi muito positivo”, afirma.

 

Os seis segmentos contemplados pelo levantamento do Sincodiv (automóveis, comerciais leves, pesados, ônibus, motocicletas e semi-reboque) manteram a estabilidade prevista. O setor que teve impulso considerável foi o de comerciais leves, pois representa forte tendência para os próximos anos. “Em 2010 foram comercializados 12.899 veículos desse porte em Mato Grosso, o valor sobressai em 9,06% o registrado em 2009. As camionetes, até então utilizadas apenas fora da estrada, têm se tornado preferência também no meio urbano”, explica Boscolo.

 

O número positivo, porém preocupante para o segmento, é o de caminhões. Segundo o relatório do Sincodiv, houve alta de 15,21% nas vendas em 2010. No entanto, os 3.211 pesados emplacados mascaram a falta de competitividade dos concessionários de Mato Grosso. “O alto custo de ICMS das peças, o preço do combustível e de manutenção por quilômetro rodado têm permitido a invasão de frotistas de fora do estado e prejudicado as vendas de grandes caminhões nas concessionárias daqui”, diz Paulo Boscolo.

Em uma retrospectiva de 2010, é possível identificar três momentos de mercado. Até o mês de março, em virtude da ainda vigente redução do IPI, houve alta demanda de consumidores em busca do carro zero. Nos meses seguintes, sem incentivos, a comercialização estabilizou, acompanhando o ritmo da economia nacional. “Para fechar o ano, o anúncio da mudança nas regras de financiamento, aliado ao tradicional mês de férias em que todos querem um carro novo para viajar, provocou corrida às concessionárias”, afirma Boscolo.

Setor espera estabilidade em 2011

 

Para o presidente do Sincodiv, Paulo Boscolo, o ano de 2011 deve manter a estabilidade conquistada em 2010. “O primeiro ano de um novo governo é sempre um ponto de interrogação, não sabemos quais medidas adotadas poderão influenciar na economia, mas a perspectiva do setor é que não haja grandes mudanças”, pontua Boscolo.

 

CUIABÁ – A capital do estado, Cuiabá, acompanhou a normalização do mercado e emplacou -0,52% que em 2009. No último ano foram vendidos 31.164 veículos contra 31.327 em 2009. O responsável por puxar os números foi o segmento de automóveis, que emplacou 16.579 veículos, valor 6,27% menor que o registrado em 2009. Todos os outros segmentos apresentaram elevação no confronto anual.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114