Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Quarta, 27 de abril de 2011, 20h00

Livro Empreendedores esquecidos chega às livrarias.


Obra direcionada ao profissional autônomo ensina técnicas de administração de forma descomplicada.

No Brasil o profissional autônomo é um empreendedor esquecido. Lançado no mercado de trabalho sem nunca ter tido noção, dentro da sala de aula, de como administrar a própria carreira, o prestador de serviço atua com o foco apenas na própria aptidão, uma caminhada equivocada que muitas vezes pode custar o sucesso profissional.

Neste mais recente lançamento da editora Elsevier – Empreendedores esquecidos, o experiente autor em obras sobre gestão e criatividade Fábio Zugman, chama a atenção aos equívocos da cultura brasileira que não valoriza o empreendedorismo e não qualifica devidamente profissionais como médicos, advogados, psicólogos, cabeleireiros, dentistas entre outros para o mundo empresarial. Problemas como se colocar melhor no mercado, como estruturar a própria prática profissional, como captar clientes e administrar crises são comuns entre profissionais autônomos, que muitas vezes contam com a sorte para administrar a própria carreira. “Ao contrário do empreendedor que abre uma loja no shopping para ganhar dinheiro, o prestador de serviço geralmente responde a uma vocação, e possui mais lealdade à profissão do que ao desejo de ganhar dinheiro. Talvez por isso, dedique a maior parte de seu tempo a aprender e se aperfeiçoar nas técnicas e nos conhecimentos que possam auxiliá-lo a realizar melhor sua atividade, em vez de olhar para o retorno financeiro de cada uma delas” – explica o autor. Ainda segundo ele, a visão do brasileiro em relação ao empreendedorismo dificulta muito na administração da própria carreira, muitos autônomos, por exemplo, se sentem mais confortáveis em falar que são freelancers, pois ser um pequeno empresário parece agregar responsabilidades que num primeiro momento soam ser difíceis de ser assumidas ou aprendidas. “Já tive a experiência, em alguns cursos que apliquei de me deparar com profissionais horrorizados por ouvirem eu dizer que eles são empresários”. – complementa o autor.

 

Em Empreendedores esquecidos o leitor aprende de forma descomplicada a administrar sua mão de obra, são exemplos do cotidiano de fácil compreensão e que podem ser aplicados gradualmente no dia a dia. Administração do tempo, dicas para fortalecimento da imagem, atendimento pós-venda, como delegar, administrar expectativas e conquistar a confiança do cliente são algumas das dicas que poderão ajudar o pequeno empreendedor a se organizar, identificar falhas, solucionar problemas e também obter uma resposta mais produtiva da sua prática. “A maioria dos profissionais percebe que precisa de algum conhecimento de administração justamente quando sente sua falta. Quando as contas do mês não fecham, quando seus clientes não o procuram mais, quando vê seus colegas de profissão tomando a dianteira enquanto se vê ficando para trás ... Na hora do aperto e da dificuldade é que muitos se arrependem de não terem tentado aprender um pouco mais sobre como administrar sua prática” – enfatiza o autor.

 

Empreendedores esquecidos é um livro feito para todos aqueles empreendedores que nunca são lembrados; é uma obra indispensável na biblioteca de todo profissional.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114