Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Terça, 05 de julho de 2011, 19h55

TCU elogia Fonte Nova, mas não pode liberar empréstimo


Os ministros Benjamin Zymler e Valmir Campelo, do Tribunal de Contas da União (TCU), participaram ontem (4) de uma reunião em Salvador com representantes do governo da Bahia. Eles tiveram acesso ao andamento das obras da Fonte Nova, assim como aos projetos de mobilidade urbana e de ampliação do porto e do aeroporto baianos.

O encontro aconteceu durante a manhã e contou com a participação de diversos secretários do estado e do município, além do presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia e da Infraero. À tarde, a delegação visitou o canteiro de obras da Fonte Nova e falou com a imprensa.

O início dos projetos de mobilidade, assim como a execução da ampliação e reforma do aeroporto e do porto, que ainda não têm data para começar, não ofuscou o brilho da Fonte Nova, que foi apontada pelo ministro Campelo como uma dos projetos mais avançados e bonitos do Brasil. “Acredito que a Bahia tem tudo para fazer bonito na Copa do Mundo”, disse Campelo, responsável pelo acompanhamento dos gastos públicos com a Copa.

Zymler, presidente do órgão, não deixou de atenuar a polêmica decisão do Tribunal de Contas do Estado, que bloqueou parcialmente o financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para as obras do estádio, em razão de o estado não ter entregue o projeto executivo do empreendimento. “O papel do TCU é de controle, monitoramento, antecipação, prevenção e cooperação. O TCU não vê problema na apresentação fracionada dos projetos executivos. No entanto, não podemos interferir nas decisões do TCE.”

Andamento

Com 20% do projeto executado, o esqueleto do novo estádio já começa a surgir. Após a verificação do andamento das obras, os ministros, acompanhados do governador da Bahia Jacques Wagner e do prefeito de Salvador, João Henrique, foram recepcionados pelo presidente da Fonte Nova Negócios e Participações (FNP), Dênio Cidreira, que fez uma apresentação ressaltando o perfil comercial do empreendimento.

Cidreira apresentou um calendário de eventos culturais e esportivos, que, paralelos aos jogos de futebol, visam garantir a viabilidade econômica do estádio. A meta da FNP é promover 80 eventos por ano. Para isso, foram assinados memorandos de entendimentos com o Esporte Clube Bahia, o grupo de mídia "A Tarde", realizador da festa Arraiá da Capitá, e ainda este ano deve-se assinar com a "Rede Bahia", promotora do Festival de Verão, e com o Esporte Clube Vitória.

“Na verdade, não estamos construindo apenas um estádio, estamos construindo um parque de entretenimento que será referência no Hemisfério Sul na atração de eventos. Seguramente, se fosse o estado o realizador desta obra, as coisas teriam sido diferentes, pois não temos a mesma mobilidade que o nosso parceiro privado”, disse Wagner.

Salvador foi a quarta capital a receber a vistoria dos ministros e técnicos do TCU, que já passaram por Rio de Janeiro, Fortaleza e Belo Horizonte. A equipe percorrerá as 12 cidades-sede.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114