Cuiabá | MT 19/04/2024
Economia
Terça, 06 de setembro de 2011, 23h37

Oito em cada dez brasileiros se sentem seguros no emprego


Os dados constam do IEF (Índice de Expectativa das Famílias), divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta terça-feira (6). O levantamento leva em conta a opinião de chefes de famílias de 3.810 casas de 214 cidades de todos os Estados brasileiros.

Os brasileiros que se sentem mais tranquilos no emprego são os que moram no Norte: 88,5% dos funcionários descartam demissões. Na sequência vem os empregados do Sul, onde 82% dos brasileiros se sentem seguros na vaga, e o Nordeste (80,7%).

Por outro lado, o Sudeste tem a maior percentagem de empregados preocupados quanto ao futuro do emprego que ocupam: 21,3% dos funcionários temem por demissões. O Centro-Oeste aparece na segunda posição, com 19,5% dos trabalhadores com medo de cortes.

Se a maioria dos trabalhadores empregados se sentem seguros no posto que ocupam atualmente, a minoria acredita em melhora na carreira, segundo o Ipea.

Em agosto, o indicador melhorou em relação a julho, mas apenas 42,3% dos entrevistados acham que vão ascender profissionalmente no curto prazo - seja por meio de uma promoção ou de um aumento salarial. Por outro lado, 53,7% descartam melhora profissional nos próximos seis meses.

No Norte, apenas 16,7% acreditam na melhora da condição do emprego que ocupam agora – contra 82,7% que rechaçam dias melhores. No Sudeste, 58,6% dos ocupados não têm perspectivas de melhora, contra 35,9% dos que têm.

Nas outras três regiões brasileiras (Centro-Oeste, Nordeste e Sul), a quantidade de trabalhadores que acreditam na melhora das condições profissionais supera os que descartam essa possibilidade. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114