Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quinta, 08 de setembro de 2011, 19h56

Copom avalia que aumento do superávit primário diminui riscos para a inflação


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) considera que está em curso um processo de consolidação fiscal no país. Segundo a ata da última reunião do comitê, divulgada hoje (8), o recente aumento do superávit primário, economia feita para o pagamento dos juros da dívida pública, torna “o balanço de riscos para a inflação mais favorável”. No último dia 31, o comitê reduziu a taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual para 12% ao ano. A decisão surpreendeu o mercado financeiro que esperava no manutenção da taxa.

Segundo a ata, o Copom espera o cumprimento da nova meta de superávit primário, cerca de 3,15% do Produto Interno Bruto (PIB), sem descontos dos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), este ano. Em 2012 e 2013, a “hipótese de trabalho” do BC é a de que o superávit primário fique em torno de 3,10% do PIB, sem ajustes.

Para o Copom, os resultados fiscais previstos contribuem para “arrefecer o descompasso entre as taxas de crescimento da demanda e da oferta”, o que gera inflação, e “solidificarão a tendência de redução da razão dívida pública sobre produto [PIB]”.

Na ata, o comitê destaca “que o cenário central também contempla moderação na expansão no mercado de crédito, para a qual contribuem ações macroprudenciais e ações convencionais de política monetária [taxa Selic] recentemente adotadas”. O Copom considera, ainda, “oportuna” a decisão do governo de moderar os subsídios nas operações de crédito.

Além da redução dos gastos públicos, o comitê destaca que levou em consideração para reduzir a Selic a deterioração do cenário internacional, com a crise econômica externa, e os efeitos das ações de restrição ao crédito no país, implementadas no final do ano passado. Segundo a ata, as decisões futuras sobre a taxa Selic vão levar em consideração esses mesmos aspectos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114