Cuiabá | MT 19/03/2024
Economia
Quarta, 05 de outubro de 2011, 09h16

Instituto Coppead debate a crise internacional e seus efeitos sobre o Brasil


A situação econômica do país em função da crise internacional será o tema do Fórum Alumni Coopead – Brasil: Rumos, Desafios e Perspectivas, que a Associação de Ex-Alunos do Instituto Coppead/UFRJ (Alumni) promove no Rio. O Coppead é o Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do estado.

O fórum terá três painéis sobre as áreas diretamente atingidas pela crise externa, informou o presidente da Alumni, Armando Fonseca. Eles vão tratar de infraestrutura, sustentabilidade e inovação. Outro tema em debate é a saúde no país.

Fonseca disse que o Brasil sofre hoje um gargalo na área de infraestrutura, como resultado do seu próprio crescimento, que “ameaça com o estrangulamento da economia”. Será discutido, durante o encontro, como a crise diminui a entrada de investimento no setor.

“O Brasil tem recebido aportes de capital que vêm para ficar. Mas, quando os investidores passam a ter dificuldades em seus países de origem, isso vai comprometer o fluxo de capital para investimento no Brasil”.

Fonseca declarou que há também um custo em relação à sustentabilidade. O grande questionamento hoje é se mesmo os países que vivem um processo de sustentabilidade conseguem manter essa visão diante de um cenário de crise.

Outra área que sofre impacto direto da crise internacional é a inovação, incluindo tecnologia da informação e da comunicação. “Não está imune”, disse Fonseca. Ele citou o caso do Rio de Janeiro, que está vivendo um momento especial de novos investimentos em inovação com os eventos internacionais que começaram a ocorrer este ano, entre eles os Jogos Mundiais Militares.

O fórum vai abordar ainda as perspectivas futuras e o que muda no Brasil com a crise econômica internacional. O encontro será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) e contará com a participação de lideranças empresariais, economistas e autoridades governamentais.

ABr
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114