Cuiabá | MT 19/03/2024
Economia
Quarta, 05 de outubro de 2011, 11h05

Atividade do comércio varejista tem queda de 0,3% em setembro, mostra Serasa


O Indicador Serasa Experian de Atividade no Comércio teve uma redução de 0,3%, em setembro, na comparação com o mês anterior, quando a taxa havia apresentado uma alta de 0,7%. Esse resultado reflete a variação negativa apenas em dois dos seis segmentos pesquisados. Mesmo entre os que apresentaram crescimento, o avanço foi mais modesto.

Houve queda de 0,2% em estabelecimentos de vendas de móveis, eletroeletrônicos e informática e de -0,1% em supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas. Já o setor de combustíveis e lubrificantes apresentou estabilidade. A maior elevação do movimento de consumidores foi constatada em lojas de veículos, motos e peças (0,7%), porém, esse resultado é bem menor do que o registrado em agosto (5,9%).

Os itens de material de construção também tiveram redução no ritmo de crescimento da atividade, com taxa de 0,6% ante 3%. Mas no acumulado do ano esse é o setor com maior expansão, 11,7% ante 11,8%. No setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios, o índice registrou elevação de 0,6% ante 2%.

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, a retração no consumo é efeito ainda do “aperto monetário”, provocado pela sequência de aumentos da taxa básica de juros, a Selic, de dezembro de 2010 até agosto deste ano. “A retomada da trajetória de redução da taxa Selic, conforme decisão recente do Banco Central, deverá amenizar, porém, não deve reverter o atual processo de desaceleração da atividade varejista nacional”, diz a nota técnica.
 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114