Cuiabá | MT 19/03/2024
Economia
Quinta, 06 de outubro de 2011, 00h01

Intenção de compra no varejo atinge maior nível desde 1999, mostra pesquisa


O movimento no comércio varejista deverá manter-se em alta entre outubro e dezembro, com a expectativa de consumo passando dos 70%, foi o mostrou a Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (Fia).

De 500 consumidores que responderam à pesquisa, 78% manifestaram a intenção de comprar um dos 11 bens duráveis da enquete, principalmente os do segmento de informática. Esse é o nível mais alto da série, desde que a pesquisa começou a ser feita em 1999.

Os bens da área de informática lideram a preferência dos consumidores, tendo sido apontados por 16,4% dos entrevistados. Na sequência, 14% dos consumidores disseram que pretendem comprar eletroeletrônicos; 11,4%, cine e foto; 11,2%, telefonia e celulares; 10,8%, móveis; 10,4%, linha branca; 8,6%, imóveis; 7,6%, automóveis e motos; 7,6%, material de construção; 2,4%, cama, mesa e banho; e 2%, eletroportáteis.

“Embora a taxa de juros tenha crescido, a manutenção do emprego, a renda e prazo dilatado para pagamento continuam favorecendo o consumo”, analisou o presidente do Conselho do Provar, Claudio Felisoni. Embora a pesquisa tenha apontado índices favoráveis ao consumo, Felisoni acredita que os consumidores estarão comprando menos, já que são afetados pela inflação e por questões como a crise econômica internacional que afeta os Estados Unidos e países da zona do euro.

“As pessoas vão gastar menos, mas continuarão comprando ainda que em ritmo menor do que em 2010”, disse. Felisoni acredita que, mesmo com o ritmo menor, haverá aquecimento das vendas no Natal.


ABr 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114