Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Sábado, 03 de dezembro de 2011, 09h41

Otimismo do brasileiro ignora crise e volta a crescer


O otimismo dos brasileiros continua ignorando os efeitos da crise econômica. Com elevação de 0,4% frente a outubro, aumentou em novembro pelo terceiro mês consecutivo. A alta acumulada nos últimos três meses foi de 1,3%. As informações são do Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira, 1º de dezembro.De acordo com o economista da CNI Marcelo Azevedo, a tendência de crescimento do INEC deve manter-se nos próximos meses. "Esse aumento moderado pode ter um efeito do otimismo comum ao fim de ano, mas como a alta do índice vem sendo registrada em um período mais longo, de três meses, pode sinalizar um crescimento contínuo", destaca.

Mesmo com o crescimento, o INEC se mantém abaixo do registrado no ano passado. Em novembro, o índice está 4,7% menor do que no mesmo mês de 2010. Dos seis componentes do INEC – expectativas em relação à inflação, ao desemprego, à renda pessoal e à compra de bens de maior valor e avaliação da situação financeira atual e endividamento -, apenas os índices de evolução de desemprego e de endividamento pioraram em novembro na comparação com outubro.

O índice de evolução do desemprego caiu 3% em novembro ante outubro. É o único componente do INEC que não registra melhora no acumulado dos últimos três meses, sinalizando cada vez maior preocupação das pessoas sobre a oferta de vagas no mercado de trabalho. O índice de endividamento teve queda de 0,8% no período, indicando que, para mais consumidores, o número de dívidas cresceu nos últimos três meses.

Embora com aumento de 1,2% no índice de expectativas da inflação em novembro na comparação com outubro, os brasileiros continuam preocupados com a trajetória dos preços. O indicador está 15,1% abaixo do registrado em novembro de 2010.

O índice de renda pessoal cresceu 2,8% em novembro frente a outubro, o que assinala maior otimismo da população sobre o aumento dos salários. "Essa elevação pode ser explicada pelos recebimentos do 13º salários", analisa Marcelo Azevedo.

Em relação à situação financeira, houve aumento de 0,6% do índice em novembro ante outubro, e sobre as compras de bens de maior valor, o crescimento foi de 1,1% no período. A pesquisa do INEC foi realizada pelo Ibope de 17 a 21 de novembro com 2.002 pessoas em 141 municípios. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114