Cuiabá | MT 23/04/2024
Economia
Sexta, 09 de dezembro de 2011, 20h30

Construção Civil comemora crescimento do número de trabalhadores queda em processos trabalhistas


Com uma nova visão, relação trabalhista entre empregados e empregadores está mais branda e conta com suporte tecnológico

O setor da construção civil brasileira não para de crescer, de janeiro a setembro deste ano o nível de emprego registrou uma taxa de 10,55%, com a contratação de 298.549 trabalhadores. Só no mês de setembro, o setor contratou 31.536, o que mostra uma alta de 1,02% em relação a agosto. Nos últimos 12 meses, foram 228.269 a mais (+7,87%). É o que relata a pesquisa mensal feita pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) com a FGV.

Com o mesmo pique do ano passado, a construção civil está vivendo um verdadeiro boom, há obras por toda a parte. Devido a esse aquecimento do mercado, as ações trabalhistas caíram no RJ e em SP em 2010, a redução alcançou a taxa de 5,4%. Os Tribunais Regionais do Trabalho desses estados registraram a entrada de 767.430 processos em primeira instância no ano passado, cerca de 43 mil a menos do que em 2009. As razões para isso são o aquecimento do mercado de trabalho em 2010 e uma conduta diferenciada entre empregadores e empregados.

Pode-se dizer que a construção civil vive agora um novo cenário, porque já foi campeã em processos trabalhistas, enfrentando dificuldades em administrar grande quantidade de pessoas, tanto que num determinado momento a opção foi terceirizar os serviços.

Uma das soluções para esse empasse foi a instalação do Controle de Acesso no Canteiro de Obras, que permite controlar a documentação das empresas empreiteiras terceirizadas. O sistema prevê uma gestão inteligente atendendo o canteiro, gerando "efetivo de obra" e outros relatórios.

Numa re-análise do empresário Sr. José Roberto Stagliório, diretor da Inforcomp, empresa que desenvolve produtos inteligentes voltados a otimização de resultados na construção civil, como Relógio e Software de Ponto e Sistema de Controle de Acesso a Canteiro de Obras, as Construtoras entenderam então que deveriam selecionar melhor suas empreiteiras, cuidando para que elas trabalhassem corretamente, de acordo com a legislação trabalhista. Assim, os departamentos de Recursos Humanos das Construtoras adotaram mecanismos de fiscalização e auditoria nas empreiteiras. Esta solução gerou resultados positivos, pois diminuíram os processos trabalhistas.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114