Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Terça, 13 de dezembro de 2011, 11h43

Jornalistas do Diário de Cuiabá aprovam estado de greve


A direção do Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso (Sindjor-MT) realizou ontem Assembleia Geral da categoria para cobrar quatro meses de salários atrasados de profissionais do jornal Diário de Cuiabá. Os trabalhadores do jornal definiram por unanimidade ficar em estado de greve devido ao não pagamento em dia da sua remuneração. 

Os jornalistas aprovaram que a direção do sindicato deve informar os anunciantes e órgãos públicos que o jornal Diário de Cuiabá atrasa salário. A decisão é uma forma de pressionar a as empresas junto à opinião pública para a responsabilidade do veículo quanto ao pagamento digno de salário dos profissionais.

Na assembleia, após debate e opiniões de duas dezenas de jornalistas, dos quais 10 do jornal, ficou encaminhado que a categoria não vai aceitar o parcelamento em 16 vezes dos salários atrasados proposto pela empresa.

Foi aprovado também pelos jornalistas do periódico que a assessoria jurídica do sindicato faça uma lista da situação de cada funcionário do jornal, bem como levantamento sobre atualização de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e outros direitos sociais.

Os jornalistas do Diário de Cuiabá definiram ainda, também por unanimidade, que em janeiro continuará negociação trabalhista para regularizar os salários, mesmo com ação que cobra salários atrasados e solicita bloqueio das contas do jornal e penhora de bens para regularização de salários. Os profissionais da publicação aprovaram que o sindicato deve encampar a pauta de reivindicação sobre melhoria da condição de trabalho dos jornalistas já apresentado à empresa.

Ficou aprovado pelos jornalistas na assembleia da publicação que a direção do Sindjor-MT entre com uma medida administrativa contra a empresa para ela informar ao sindicato uma relação sobre quem tem salários atrasados e aqueles que estão com remuneração em dia. O prazo para o jornal repassar essas informações é o dia 23 de dezembro.

Os jornalistas do Diário de Cuiabá aprovaram ainda uma consulta ao Ministério Público para medida de interdição do jornal se os trabalhadores continuarem a ter salários atrasados.

Assessoria do Sindjor




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114