Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Quarta, 14 de dezembro de 2011, 07h22

Indústrias de soja reclamam de de mudanças no regime do ICMS em Mato Grosso


Medidas adotadas recentemente pelo governo de Mato Grosso - primeiro produtor nacional de soja e o estado que detém a maior capacidade de processamento da oleaginosa - estão prejudicando fortemente a competitividade das indústrias de farelo e óleos vegetais instaladas na região. As alterações na legislação regulamentar do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) irão inviabilizar os investimentos já existentes e afastar os novos, alerta a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Representantes da Abiove e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) fizeram nesta terça-feira (13) uma coletiva de imprensa sobre o assunto.

A Abiove e suas associadas estão pedindo ao governo estadual imediata revisão das medidas implementadas nas últimas semanas. Segundo a entidade, se nada for feito para reverter o prejuízo causado por quatro medidas implementadas pelo governo por meio de decreto, as fábricas fecharão suas portas e se mudarão para outros estados e para o exterior. "O estado teve um longo trabalho de atração de investimentos, de levar as fábricas processadoras para lá e agora está comprometendo esse esforço", lamenta Carlo Lovatelli, presidente da ABIOVE. "A situação atual incentiva a exportação de matéria-prima para ser processada em outros países, principalmente na China e Europa", diz.

A primeira medida (Decretos 790, de 26/10/2011 e 803, de 28/10/2011) determinou a extinção do crédito presumido nas operações de venda de farelo e óleo de soja para outro estado a partir de 31 de outubro passado. Mato Grosso dava esse crédito para equalizar a carga tributária em relação a outros estados que adotam política semelhante. Com a nova medida, as indústrias mato-grossenses estão tendo de arcar com custo tributário maior do que o de estados concorrentes.

Essa nova situação prejudica o retorno dos investimentos feitos em unidades industriais que agregam valor aos produtos do estado, e também compromete operações comerciais consolidadas, nos últimos anos, entre as indústrias e seus clientes (produtores de aves e suínos, indústrias de ração e frigoríficos com sistema de produção integrada de animais).

A segunda medida (Decreto 859, de 30/11/2011) exclui o farelo de soja da lista de produtos sujeitos a redução de 30% sobre a base de cálculo do imposto nas operações interestaduais. A ABIOVE e suas associadas entendem que este é um erro técnico, pois o benefício da cobrança de 8,4% (em vez de 12%) de ICMS na venda de farelo a outro estado é fruto de convênio estabelecido no âmbito do Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária. Tal convênio, renovado regularmente, está sendo interpretado pelo governo de Mato Grosso como de aplicação não compulsória. “O convênio do Confaz é aplicado por todos os estados e, portanto, essa mudança permite uma discussão judicial”, argumenta Lovatelli.

A terceira medida que prejudica a indústria processadora de soja em Mato Grosso é que a partir de 1º de janeiro de 2012, o serviço de transporte de mercadorias, destinadas com fim específico de exportação, será tributado com ICMS. O Decreto 789, de 26/10/2011, dispõe que também será tributado com ICMS o transporte de mercadorias cuja operação esteja amparada pelo instituto do diferimento. Assim, por exemplo, será tributado pelo imposto o transporte da soja cujo ICMS é diferido na operação interna.

"A consequência é que haverá redução de competitividade nas exportações e ainda aumento do custo dos alimentos, se o frete da soja, dentro do estado, for tributado pelo ICMS", analisa Lovatelli.

"O governo colocará em risco todo o investimento e o esforço das indústrias que demoraram anos para se consolidarem no estado", opina o presidente do Sistema Famato, Rui Prado.

Segundo Prado, os produtores rurais sofrerão duas consequência negativas: "O produtor vai receber das indústrias R$ 1,79 a menos por saca de soja e não terá alternativas de esmagadoras para comercializar a soja".

A Abiove alerta também que a manutenção das medidas levará a um menor processamento interno das indústrias prossessadoras de soja e, em decorrência, haverá impactos negativos na geração de empregos.

Outra observação é com relação ao aumento de custos do farelo de soja que refletirá na produção de carnes, possivelmente com transferência de unidades para outros estados, e elevação de custos no óleo com impacto nos preços de alimentos (óleo comestível, margarina, gorduras) e no biodiesel.

"O estado de Mato Grosso está sacrificando um esforço de anos para agregar valor às suas matérias-primas e gerar empregos. Consequentemente, perde a oportunidade de atingir um estágio mais avançado de desenvolvimento econômico e social", conclui Lovatteli.


Fonte: Assessoria Abiove com Famato




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114