Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 29 de abril de 2014, 09h20

Conselho de inovação da Fiemt conhece novo espaço sustentável de Cuiabá


“Nesta obra tudo é detalhe”. Esta é a afirmação do empresário Anésio Kokura, proprietário do mais novo espaço sustentável de Cuiabá, a Padaria do Moinho, que está prestes a ser inaugurada. O empreendimento de 3 mil metros quadrados recebeu os membros do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec), do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), para a reunião ordinária, no dia 25 de abril.

Durante a reunião, o proprietário da loja apresentou um pouco da obra, como as inovações tecnológicas presentes no monitoramento das câmeras de segurança, no sistema de energia e no consumo de água. “Temos um sistema inteligente, no qual tudo é programado. Investimos em tecnologia de ponta e um dos retornos positivos será a eficiência energética”, afirma Anésio Kokura.

Em construção há oitos anos, todo o revestimento do estabelecimento é feito com a madeira de reflorestamento Teca. Os banheiros possuem um sistema de mictório suíço que não utiliza água na descarga, economizando mais de 400 mil litros de água por ano. Há também o moinho, projeto original da embaixada holandesa, que irá gerar energia, e um sistema inovador que esquenta a água por meio da troca de calor com os equipamentos de refrigeração.

Para o presidente do Cointec e do Sindicato das Indústrias do Biodiesel no Estado de Mato Grosso (SindiBio-MT), Silvio Rangel, a preocupação com o ser humano também chama atenção. “Aqui o investimento não é somente em tecnologia. Há todo um cuidado com as pessoas que irão frequentar o local, dos adultos às crianças. Percebemos que tudo está sendo pensado, nos mínimos detalhes, para que o público se sinta bem neste espaço”. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114