Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 08 de abril de 2017, 13h32

Unidade Embrapii CPqD desenvolve novo cabo para redes sinergéticas


A Unidade Embrapii CPqD, em parceria com a empresa Furukawa, concluiu o desenvolvimento de um cabo híbrido, metálico, com fibra óptica no interior, capaz de conduzir energia elétrica e, ao mesmo tempo, fazer a transmissão de dados em banda larga, de acordo com a assessoria de comunicação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial.

A nova tecnologia, chamada de OPDC (Optical Distribution Cable), já está disponível e vem servindo de base para outro projeto inovador no país: a implantação de uma rede sinérgica, desenvolvida pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com o apoio dos programas de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O diferencial da nova tecnologia é o uso da fibra óptica dentro do cabo energizado, em redes de média tensão. O acesso às fibras ópticas no cabo condutor exige uma proteção elétrica, feita por meio de um dispositivo isolador que é o resultado importante e inovador desse projeto.

A nova tecnologia permitirá o compartilhamento da infraestrutura de comunicação em banda larga entre as diversas operações da concessionária de energia e, também, com operadoras de telecomunicações e provedores de serviços de internet, por exemplo. O projeto custou R$ 1,4 milhão.

Mais informações estão disponíveis no site da Embrapii.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114