Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 23 de abril de 2017, 18h15

4 formas de manter seus dados privados se você emprestar seu Android


O celular é hoje o objeto tecnológico mais pessoal que temos. Ele carrega nossas fotos, nossas conversas, nossos aplicativos e nossos segredos. Então, é uma situação extremamente desconfortável quando precisamos colocar o smartphone na mão de outra pessoa por qualquer motivo.

Felizmente, existem algumas maneiras de diminuir este desconforto, que deverão impedir que a pessoa que tem o seu celular em mãos tenha acesso ao que ela não deve ver.

1. Limite o acesso da pessoa a um único aplicativo

O Android possui uma função interessante, que bloqueia os botões de navegação e impede que a pessoa saia de um aplicativo específico. Ao ativar, a pessoa que não tiver a sua senha ficará limitada àquele aplicativo que você definiu. Ou seja: para sair do aplicativo, é necessário bloquear novamente a tela e incluir o seu PIN, senha ou padrão.

Primeiro, você precisa ativar a função. Isso pode ser feito em Configurações > Segurança > Tela Fixada. Ative a chavinha no canto superior direito para ligar o recurso. Em seguida, ative também a função “Pedir PIN ante de desafixar”. Agora o celular está preparado.

Para travar o celular em um aplicativo específico é bem simples. Você precisa tocar no botão que abre a lista de apps recentes. Lá estará um ícone de um alfinete, que tem a função de fixar a tela, bastando apenas pressioná-lo para isso. Para desafixar, basta segurar o botão “Voltar” (representado pelo triângulo) e o “Visão Geral” (representado pelo quadrado) simultaneamente. Se você fez tudo certo, será necessário incluir uma senha ou usar sua impressão digital para desbloquear a tela.

2. Use um perfil de visitante

O Android possui uma função desde 2012 que possibilita a criação de perfis alternativos no celular. O recurso é extremamente útil para famílias que dividem alguns eletrônicos, e também para quem simplesmente quer emprestar o celular para um amigo fazer uma ligação ou algo parecido. O perfil de convidado simplesmente isola os seus arquivos e impede que a outra pessoa tenha acesso desnecessário a qualquer aplicativo com conteúdo pessoal.

O ponto forte também é um ponto fraco, já que impede que você mostre qualquer conteúdo que esteja no seu perfil pessoal. Ou seja: este recurso não serve para mostrar um álbum de fotos, ou para pedir ajuda para configurar um aplicativo, por exemplo.

O recurso pode variar bastante de celular para celular. No meu caso, com um Nexus 5x e Android puro, é bem simples ativar a função. Para isso, basta puxar a barra de notificações duas vezes para chegar aos ajustes rápidos do Android. Na parte superior, existe um ícone azul (que também pode ter a sua foto se você configurou sua conta); ao acessá-lo, haverá a opção “Adicionar convidado”. Basta tocar nela e um novo perfil temporário foi criado.

3. Esconda seus aplicativos

Se você tem algum aplicativo que não gostaria que outras pessoas vejam, alguns launchers permitem esconde-los do drawer, a “gaveta” de aplicativos do Android. O Nova Launcher, talvez o aplicativo mais popular do tipo, tem a função.

Se você usa o Nova, basta acessar o aplicativo de configurações, entrar em “Apps e widgets do drawer”. Procure pela opção “Ocultar apps” e selecione aqueles que você gostaria de esconder. Fique atento: atalhos na tela inicial não irão desaparecer, e ainda será possível acessar o app.

Uma forma inteligente de usar o recurso é criar uma lista de apps ocultos. Ao perceber que você terá que emprestar seu celular para alguém, entre rapidamente nas configurações do Nova e ative a ocultação de todos os apps listados; quando o “perigo” passar, você pode voltar e exibir todos os ícones novamente. Isso pode ser feito no ícone dos três pontinhos, que tem a opção “Exibir apps ocultos”. Ao marcá-la, todos os aplicativos marcados serão mostrados; ao desligá-la, os ícones somem.

4. Esconda fotos e vídeos

Alguns celulares já saem de fábrica com uma função em suas galerias de fotos nativas que permitem isolar algumas fotos e vídeos do resto com senha ou reconhecimento de impressão digital. É o caso de alguns aparelhos da Samsung e da LG.

Para os outros aparelhos, é necessário um aplicativo à parte. Uma dessas opções (e existem várias) é o Gallery Vault, que oculta e criptografa imagens. Você pode transferir as fotos da sua galeria para o aplicativo e deletá-las da sua pasta “pública”, protegendo o acesso às imagens mais delicadas com senha.

Para salvar fotos no aplicativo existem duas formas. Abrir o Gallery Vault e tocar no ícone “+” para procurar imagens que estão no seu telefone e devem ser escondidas. A outra opção é abrir a galeria padrão do aparelho e compartilhar a foto com o Gallery Vault. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114