Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 11 de maio de 2017, 08h55

Veja o que você pode fazer se o seu Android está lento


Infelizmente, nenhum celular dura para sempre. Pelo menos não com a qualidade que ele apresentava quando saiu da caixa. Isso proporciona uma experiência que muitos usuários de Android já conhecem: após alguns anos de uso, o dispositivo simplesmente não apresenta o mesmo desempenho de antes.

Claro, não há milagre. Com o passar do tempo, as aplicações ficam naturalmente mais pesadas, projetadas para serem executadas em hardwares mais novos, fazendo com o que o seu celular velhinho tenha mais dificuldade de realizar o que antes ele fazia com tranquilidade. Isso dito, existem algumas formas de tentar amenizar o efeito do tempo se o seu aparelho apresenta alguma lentidão.

Veja o que você pode fazer para tentar dar mais algum tempo de vida ao seu celular, com base nas dicas do site Android Central:

Delete seus aplicativos

Não, não precisa cortar nada fundamental. A maioria das pessoas costuma ter uma pilha de aplicativos que nunca são abertos, que foram baixados em um impulso e esquecidos na sua gaveta de apps.

Esses aplicativos podem parecer inofensivos, mas muitas vezes eles estão operando em segundo plano, consumindo preciosos recursos do seu celular, usando o processador e a memória RAM sem qualquer necessidade. Remova sem piedade.

Uma dica: entre no Google Play, puxe o menu lateral e entre em “Meus jogos e apps”. Acesse a aba “Instalados” e organize a lista com a opção “Usados por último”. Em seguida, desça até o final da página: lá estarão os aplicativos que você não usa nunca e que podem ser desinstalados sem dó.

Remova arquivos inúteis

Como acontece com os PCs, se você deixar muitos arquivos inúteis acumulados no aparelho, isso acaba prejudicando o desempenho do dispositivo. Aquelas fotos repetidas e esquecidas, aqueles arquivos baixados e abandonados estão sugando um pouco da capacidade do seu aparelho.

Se você não está fazendo um backup automático das suas fotos na nuvem (recomendamos o Google Fotos), é recomendável entrar na galeria do seu celular e começar a analisar o que fica e o que deve sair. Nós fotografamos muitas coisas que perdem o sentido com o tempo, tiramos print da tela e esquecemos a imagem para sempre no aparelho, e tem coisas que simplesmente foram fotografadas mais de uma vez sem necessidade (“só mais uma pra garantir”). Se você tem um backup na nuvem, você pode apagar tudo sem piedade e sem perdas.

Já a pasta de downloads do Android costuma acumular muito, mas muito lixo mesmo com o passar do tempo. São arquivos de som esquecidos, documentos zipados, PDFs, arquivos de Office... pelo fato de raramente acessarmos a pasta, essas coisas vão se empilhando. Vale a pena entrar lá e conferir o que pode ser apagado e o que merece ser guardado. Também vale a pena armazenar esses arquivos que não devem ser deletados em um outro lugar onde ele não ficará sugando recursos do celular. Sugestões: guarde esses arquivos no seu PC ou em algum serviço de armazenamento em nuvem.

Limpe o cache

Se seu celular está entupido de lixo, você pode não ser o único culpado. Os aplicativos que você tem instalados no seu aparelho também são responsáveis por acumular arquivos desnecessariamente no dispositivo. É o famoso cache, que são arquivos que até têm uma função, possibilitando que algumas tarefas sejam executadas mais rapidamente, mas muitas vezes perdem a utilidade com o passar do tempo, mas não são apagados.

Às vezes os arquivos de cache podem se acumular até a casa dos gigabytes, o que acaba pesando no desempenho do celular. É recomendável fazer uma limpeza de tempos em tempos, porque muitas coisas defasadas podem atrapalhar o desempenho do celular e do aplicativo.

Felizmente, o Android possui as ferramentas para fazer isso. Basta entrar em “Configurações”, acessar a opção “Armazenamento” e tocar em “Dados em Cache”. Quando questionado, basta confirmar para apagar os arquivos. Pode apagar sem medo. Nenhum dado realmente importante fica guardado no cache, e se alguma informação for necessária para o funcionamento de algum app, ela será recolocada lá assim que o aplicativo for reaberto.

Cuide do seu cartão de memória

Um vilão que muitas pessoas ignoram é o cartão microSD. O dispositivo é extremamente útil, mas também pode causar um belo estrago no desempenho do seu celular se você não fez uma boa escolha na hora de comprar o cartãozinho.

O fato é que existem diferentes tipos de cartão microSD, alguns mais rápidos que os outros; um cartão de categoria 4 é bem mais lento do que um de categoria 10. A marca também influencia no desempenho, e é por isso que não é uma boa ideia adquirir um desses dispositivos no camelô, uma vez que ele corre grande risco de corromper e atrapalhar o funcionamento do seu celular.

Além do cartão em si, o que você guarda nele também pode impactar negativamente o smartphone, e por isso é uma boa ideia dar uma limpada nos arquivos de vez em quando. O jeito mais fácil de fazer isso é conectando o cartão no seu PC, onde ele pode ser formatado tranquilamente.

Este procedimento, no entanto, não vem sem perdas. É recomendável copiar todos os arquivos para o seu computador antes de limpar o conteúdo para poder recolocá-lo no lugar após a limpeza do cartão. Ainda assim, alguns aplicativos podem ser removidos e precisarão ser reinstalados. Portanto, esse é uma tarefa que exige um pouco mais de cuidado e cautela.

Se nada der certo... reset

Ninguém gosta, mas às vezes a única solução para o problema é zerar o seu celular totalmente e começar do zero. Lembre-se de guardar suas fotos e arquivos mais importantes para não os perder com a limpeza, faça backups das conversas do WhatsApp, dos seus contatos, e até mesmo guarde uma lista de aplicativos que estavam instalados antes da limpeza para poder reinstalá-los novamente se a ferramenta de backup do Google não funcionar.

Depois disso, é só entrar nas configurações e procurar pela opção de restaurar os dados de fábrica. Infelizmente, cada fabricante oferece um caminho diferente para essa ferramenta, então se você não sabe onde a função está localizada no seu aparelho, vale a pena pesquisar por informações específicas sobre o seu modelo de celular. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114