Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 09 de julho de 2017, 20h17

Google investe em site de notícias escritas por robôs


O Google resolveu expandir um pouco mais os seus negócios e investiu em um projeto que usa inteligência artificial para escrever notícias automatizadas.

Segundo informações do The Next Web, a Press Association, uma agência de notícias do Reino Unido que usa robôs para escrever notícias, recebeu cerca de US$ 807 mil na terceira rodada de financiamentos da Google Digital News Initiative – uma iniciativa da gigante da tecnologia para apoiar e estimular a inovação no jornalismo de notícias digitais.

A tecnologia é capaz de analisar dados abertos divulgados na internet e aumentar a produção de notícias locais que costumam seguir um modelo, como informações de trânsito, previsão do tempo, resultados de jogos, entre outros.

O editor da Press Association, Pete Clifton, afirma que os profissionais da área não precisam se preocupar em ser substituídos por máquinas, porque a inteligência artificial será usada para aumentar o volume de histórias locais, o que seria impossível de fornecer manualmente.

A ideia de usar tecnologia para produzir conteúdo jornalístico não é nova. O jornal Los Angeles Times, por exemplo, usa um algoritmo, chamado Quakebot, que verifica os dados da US Geological Survey e publica automaticamente no Twitter do jornal quando há um terremoto na região da Califórnia.

No entanto, recentemente, o jornal precisou corrigir uma informação do “repórter”, que, após a US Geological Survey atualizar a localização de eventos antigos, anunciou um terremoto de 6,8 graus na escala Richter que na verdade aconteceu em 1925. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114