Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 12 de julho de 2017, 17h19

Pesquisa brasileira em biotecnologia pode ser ampliada com intercâmbio com Portugal


O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, seguiu nesta terça-feira (11) com os compromissos da viagem oficial a Portugal, com visitas ao Biocant Park, em Cantanhede, à Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), localizada em Leiria. Até a próxima segunda-feira (17) no país europeu, ele participa de reuniões bilaterais e conhece centros de pesquisa e parques tecnológicos de diversas cidades portuguesas.

Segundo Kassab, as entidades de Portugal podem colaborar para o desenvolvimento científico de unidades brasileiras que atuam com pesquisa biotecnológica. Tanto o Biocant Park quanto a ESTM atuam na área.
"Pudemos ver o quanto Portugal tem avançado em biotecnologia e, certamente, podemos ampliar a cooperação dos centros de pesquisa portugueses com nossos institutos de pesquisa no Brasil para estimular o crescimento desse setor. Somos uma referência mundial em biotecnologia, mas podemos crescer ainda mais e a parceria com Portugal, certamente, será importante nesse sentido", afirmou o titular do MCTIC.

O Biocant Park, por exemplo, foi o primeiro parque tecnológico construído em Portugal voltado exclusivamente para empresas com pesquisas biotecnológicas. Construído por meio de uma parceria entre a Câmara Municipal de Cantanhede e o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra. O núcleo do parque é o Centro de Inovação em Biotecnologia (Biocant), unidade de pesquisa e desenvolvimento em produtos e soluções biotecnológicas.

Já Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) é uma instituição pública de ensino superior integrada ao Instituto Politécnico de Leiria, que desenvolve atividades de ensino, formação profissional, pesquisa e prestação de serviços à comunidade. A entidade fica situada em Peniche e foi criada em abril de 1991. Os cursos de graduação e pós-graduação são focados em turismo, biotecnologia, biotecnologia marinha e segurança alimentar. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114