Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 15 de julho de 2017, 17h09

Sol tem ciclos similares a outras estrelas


Nosso Sol é muito similar a outras estrelas, e não uma anomalia devido a seus polos magnéticos que se movem a cada onze anos, revelaram cientistas num trabalho publicado na revista Science, que pretende acabar com a polêmica sobre se o Sol é cíclico, como outras estrelas próximas.

“Estamos esclarecendo um mecanismo fundamental que determina a duração destes ciclos, o que nos ajuda a entender o ciclo em si a longo prazo”, disse à AFP Antoine Strugarek, autor principal do estudo e pesquisador da Universidade de Montreal. “Desta maneira podemos dizer se o próximo ciclo magnético do sol em 10 ou 20 anos será intenso, longo ou curto, o que nos ajuda a entender, entre outras coisas, que tipo de satélites por em órbita e quais os momentos de lançamento mais favoráveis”.

A atividade do Sol, desde o número de manchas solares até os níveis de radiação e de expulsão de material, varia em um ciclo de 11 anos e estas mudanças são impulsionadas por um campo magnético. Os cientistas acreditaram durante muito tempo que o nosso Sol era incomum, porque não cumpria com os ciclos magnéticos observados em outras estrelas do tipo solar.

Assim os pesquisadores realizaram uma série de simulações de campos magnéticos estelares e mostraram que o ciclo magnético do Sol depende de sua velocidade de rotação e luminosidade. As simulações foram comparadas com observações de atividades cíclicas em estrelas do tipo solar próximas e concluiu-se que, de fato, seguem a mesma relação com os períodos cíclicos do Sol.

“Esta investigação mostra que o ciclo de 11 anos é o principal de todas as estrelas de tipo solar”, destacou Allan Sacha Brun, chefe do Laboratório de Dinâmica de Estrelas e seu Entorno e principal investigador do projeto do Conselho Europeu de Pesquisas chamado STARS2. 

Mundo Bit




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114