Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 30 de julho de 2017, 08h09

O lucro da Baidu salta 84% ano-a-ano quando o foco se estreita no celular e AI


O fornecedor chinês de mecanismos de busca na internet, Baidu, relatou um salto nos ganhos trimestrais, recuperando-se de uma série de investigações regulatórias no ano passado, uma vez que o foco em serviços de inteligência artificial e móvel (AI) afia o crescimento.

O resultado vem quando Baidu reduz a atenção para apenas um punhado de áreas fora do seu core business, enquanto as outras duas das três grandes empresas de tecnologia da China - Tencent e Alibaba - gastam bilhões de dólares em vários setores em vários mercados.

Baidu disse que o lucro líquido atingiu 4,41 bilhões de yuans (US $ 654 milhões) nos três meses até junho, 83,5% em relação ao ano anterior, quando o lucro caiu em um terço no que foi o resultado mais fraco da empresa desde a listagem em Nova York em 2005.

A queda do lucro do ano passado coincidiu com as investigações sobre como terceiros usaram o serviço de publicidade da Baidu, provocado pela morte de um paciente com câncer que encontrou tratamento ineficaz através de anúncios colocados com Baidu.

A sonda, por sua vez, levou à reestruturação no Baidu, que desviou recursos de empreendimentos menos lucrativos em AI, grandes dados, serviços de nuvem e video, o que contribuiu para o salto no lucro do segundo trimestre. A empresa espera um maior crescimento com receita no terceiro trimestre de até 30% em relação ao mesmo período do ano passado.

O estoque da Baidu subiu 6,9 por cento no comércio prolongado na quinta-feira.

"Foi feito o que precisava fazer para tornar-se menos dependente da pesquisa", disse Mark Natkin, diretor-gerente da Marbridge Consulting, com sede em Pequim. "[Tencent e Alibaba] têm vários outros segmentos além do seu núcleo que estão se desenvolvendo, enquanto a atual estratégia de Baidu parece estar bastante concentrada".

A empresa retirou recursos de áreas, incluindo o serviço de compra de grupo Nuomi, em uma remodelação que prioriza a integração da AI em seus negócios de anúncios, bem como seu site de vídeo, plataforma de condução autônoma e serviços financeiros.

"No ano passado, passamos por algumas mudanças significativas", disse o chefe da subsidiária Baidu Capital Jennifer Li.

Sua última mudança nos serviços financeiros é um acordo estratégico anunciado na quinta-feira com o provedor de serviços de pagamento do EUA, PayPal, para dar aos clientes chineses acesso a comerciantes do PayPal usando as carteiras digitais da Baidu.

Destruindo os resultados do segundo trimestre, Baidu disse que as receitas aumentaram 14,3% para 20,87 bilhões de yuans. Isso comparado com a estimativa média de 13,8 por cento extraída de 13 analistas entrevistados pela Thomson Reuters.

A divisão móvel - que abrange anúncios, vídeos, jogos e outros serviços utilizados através de dispositivos móveis - contribuiu com a receita com 72% do total, de 62% no ano passado.

Baidu também disse que os clientes activos de marketing online caíram 21% em relação ao mesmo período do ano anterior, mas a receita por cliente aumentou 32%.

A Baidu espera uma receita do terceiro trimestre de 23,13 bilhões de yuans para 23,75 bilhões de yuans, com o crescimento proveniente de anúncios e vídeos como serviços financeiros e computação em nuvem, disse Baidu Capital's Li. 

VentureBeat




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114