Cuiabá | MT 18/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 30 de julho de 2017, 10h06

Congresso de Iniciação Científica do Inpa apresenta resultados de 176 pesquisas


Nesta segunda-feira (31) tem início o VI Congresso de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTIC) com a apresentação de 176 pesquisas de estudantes universitários. A palestra de abertura “Turismo Científico como oportunidade para a Amazônia” acontecerá às 10h, no Auditório da Ciência, no Bosque da Ciência, e será proferida pela coordenadora de Extensão do Inpa, a pesquisadora Rita Mesquita. O evento segue ate sexta-feira (04).

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Inpa é voltado para o desenvolvimento das ciências a estudantes de graduação. Em 26 anos, a iniciação cientifica proporciona aprendizagem e aperfeiçoamento a jovens cientistas, gerando benefícios ao desenvolvimento científico da região amazônica.

“A Iniciação Científica é um programa muito importante, porque como o nome diz inicia na ciência jovens talentos interessados em dar continuidade. Temos uma grande quantidade de bolsistas que entram logo após a graduação nos nossos mestrados e doutorados”, contou a coordenadora de Capacitação do Inpa, a pesquisadora Beatriz Ronchi.

Depois da palestra, a pesquisadora Rita Mesquita guiará os estudantes durante mais uma hora (10h30 às 11h30), em uma visita no Bosque da Ciência, espaço de visitação pública do Inpa. Por ano, o bosque recebe cerca de 120 mil visitantes e neste fim de semana será um ponto da Virada Sustentável Manaus, com cerca de 30 atividades educativas e culturais.

Os interessados em ter a experiência podem se inscrever para a Visita Guiada no Bosque da Ciência, que acontecerá das 14h30 às 17h, pelo email inscricaoviconic@gmail.com. Estão disponíveis 40 vagas. Veja a programação completa.

A partir de terça-feira, os bolsistas de iniciação científica apresentarão o resultado final dos resultados das pesquisas desenvolvidas juntamente com os coordenadores no decorrer de um ano. Elas acontecerão por subárea de conhecimento, nos auditórios do Bosque da Ciência e da Biblioteca.

Essas áreas e subáreas do conhecimento da instituição são: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (Exatas e Engenharias, Clima e Ambiente, Química de Produtos Naturais); Ciências Biológicas (Botânica, Saúde, Ecologia, Genética, Zoologia I e II); Ciências Agrárias (Agronomia e Recursos Florestais); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Educação Ambiental, Ciências Humanas e Sociais); Multidisciplinar.

O encerramento ocorrerá na sexta-feira (04), a partir das 15h, no Auditório da Ciência com a Palestra da professora da Universidade do Estado do Amazonas, Suzy Simonetti, sobre Turismo e sustentabilidade: a Amazônia como destino. Às 16h30, acontecerá a Premiação dos bolsistas que serão homenageados com a Menção Honrosa 2015/2016.

O Conic é realizado em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), financiadores das bolsas de Pibic e Paic, respectivamente. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114