Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 13 de agosto de 2017, 14h33

Bateria movida a água salgada poderá deixar eletrônicos mais seguros


Pesquisadores da Universidade de Fudan, na China, publicaram nesta semana um estudo detalhando um novo tipo de bateria que poderá ser usado em dispositivos eletrônicos do futuro. A ideia dos cientistas é criar uma bateria movida a água salgada.

Como explica o site The Verge, baterias são, basicamente, compartimentos que guardam energia elétrica em forma de energia química. São três componentes principais: dois eletrodos de metal que conduzem a energia (um positivo e outro negativo) e uma "sopa" de eletrólitos entre os dois.

Íons navegam de um lado para o outro, entre os eletrodos, para gerar energia. A sopa de eletrólitos em questão é normalmente feita por ácidos ou outros componentes químicos tóxicos, corrosivos ou inflamáveis. É por isso que um defeito na bateria pode fazer um smartphone explodir, por exemplo.

No caso da bateria descrita pelos cientistas chineses, esse componente químico é trocado por água com sais minerais diluídos. No futuro, essa água salgada poderia até ser substituída por suor, sangue ou lágrimas humanas. A ideia é que uma bateria como essa possa ser usada em dispositivos vestíveis, como relógios, ou outros equipamentos usados em hospitais.

Daí vem a importância de desenvolver uma bateria que não traga riscos ao usuário, como no caso de um implante médico, por exemplo. Por enquanto, porém, os cientistas têm apenas um protótipo da nova bateria, que ainda está longe de poder ser usada na prática. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114